Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 21º

Brexit: Líder do Banco de Inglaterra contraria Johnson sobre tarifas

O governador do Banco de Inglaterra assegurou hoje que o Reino Unido não pode evitar tarifas comerciais com a União Europeia caso deixe a UE sem um acordo, contrariando afirmações de Boris Johnson, candidato a primeiro-ministro.

Brexit: Líder do Banco de Inglaterra contraria Johnson sobre tarifas
Notícias ao Minuto

16:28 - 21/06/19 por Lusa

Mundo Governador

Johnson, que disputa com Jeremy Hunt a sucessão de Theresa May à frente do Governo britânico, afirmou num debate entre candidatos que o Reino Unido não tem de incorrer nesse tipo de tarifas mesmo que não consiga chegar a um acordo com Bruxelas para o 'Brexit'.

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros citou o texto do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio, o chamado GATT 24, que, segundo defendem vários partidários do 'Brexit', permite a um país evitar que se apliquem taxas alfandegárias durante 10 anos, enquanto decorrem negociações para um acordo comercial.

Numa entrevista divulgada hoje pela BBC, Mark Carney, líder do banco central, refutou esta interpretação.

"As regras do GATT são claras, o ministro do Comércio Internacional Liam Fox testemunhou sobre isso no Parlamento e eu falei com o diretor-geral da Organização do Comércio Mundial (OMC). O GATT 24 aplica-se se houve um acordo, isso não acontece se não houver acordo", sublinhou Carney.

"Deveria ficar claro que não ter um acordo com a UE implica que haja tarifas automaticamente, porque a UE tem que nos aplicar as mesmas regras que aplica aos outros", explicou.

O governador do banco central disse ainda que atualmente no Reino Unido 150.000 negócios "não estão totalmente preparados" para um cenário em que o país abandone a UE sem alcançar esse consenso.

Apontado como o favorito para suceder a Theresa May em Downing Street, Johnson quer que o Reino Unido deixe a UE no dia 31 de outubro, mesmo que não haja um acordo com Bruxelas sobre as condições de saída.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório