Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Delegações da China e EUA retomam negociações sobre comércio

A China informou hoje que está em conversações com uma delegação dos Estados Unidos, antes do encontro entre os chefes de Estado dos dois países, durante a cimeira do G20, visando pôr fim à guerra comercial.

Delegações da China e EUA retomam negociações sobre comércio
Notícias ao Minuto

08:21 - 24/06/19 por Lusa

Economia Guerra comercial

O vice-ministro chinês do Comércio, Wang Shouwen, disse que os dois lados estão a tentar "consolidar o importante consenso alcançado entre os dois líderes", durante uma conversa por telefone, realizada na semana passada, mas não deu mais detalhes.

Em maio passado, as disputas comerciais entre Pequim e Washington agravaram-se, quando após 11 rondas de diálogo as negociações foram subitamente interrompidas.

Washington acusou então Pequim de retroceder em compromissos anteriormente alcançados, enquanto a China acusou a delegação norte-americana de não respeitar a soberania e a dignidade do país e de fazer exigências inaceitáveis.

Os Governos das duas maiores economias do mundo impuseram já taxas alfandegárias sobre centenas de milhares de milhões de dólares de bens importados, numa guerra comercial que espoletou no verão passado.

Em causa estão os planos de Pequim para o setor tecnológico, que visam transformar as firmas estatais do país em importantes atores globais em setores de alto valor agregado, como inteligência artificial, energia renovável, robótica e carros elétricos.

Os EUA consideraram que aquele plano, impulsionado pelo Estado chinês, viola os compromissos da China em abrir o mercado, nomeadamente ao forçar empresas estrangeiras a transferirem tecnologia e ao atribuir subsídios às empresas domésticas, enquanto as protege da competição externa.

Washington impôs já taxas alfandegárias de 25% sobre 250 mil milhões de dólares de bens importados da China e ameaça taxar mais 300 mil milhões.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, colocou a gigante chinesa das telecomunicações Huawei numa "lista negra", que restringe as empresas dos EUA de fornecer 'chips', semicondutores, 'software' e outros componentes, sem a aprovação do Governo.

Pequim ameaçou suspender a exportação para os EUA de terras raras, os minerais essenciais para o fabrico de produtos eletrónicos.

Criado em 1999, o G20 integra os ministros das Finanças e governadores dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo e da União Europeia.

Os Presidentes da China e dos Estados Unidos, Xi Jinping e Donald Trump, respetivamente, falaram na semana passado por telefone, visando retomar as negociações.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório