Merkel desvaloriza poder do G20 para resolver conflitos mundiais
A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que o Grupo de 20 potências globais, que se reúne esta semana no Japão, não tem poder de influência para resolver conflitos globais como o que opõe Irão e Estados Unidos.
© Reuters
Mundo Chanceler
Merkel respondia a questões de deputados da câmara baixa do parlamento alemão (Bundestag) sobre se a Cimeira do G20 permite aos líderes manterem conversações à margem que ajudem a resolver questões de política externa e de segurança.
A chanceler frisou que o foco do G20 são as questões económicas, na sequência da crise financeira de há uma década, e que este formato não deve ser "sobrecarregado".
"Não tenho ilusões quanto ao poder de influência do G20 em relação a questões de política externa que não são resolvidas no Conselho de Segurança da ONU", disse.
Os líderes do G20 reúnem-se em cimeira na sexta-feira e no sábado em Osaka.
A tensão entre o Irão e os Estados Unidos atingiu mais um ponto alto na semana passada, quando forças iranianas derrubaram um avião não-tripulado ('drone') norte-americano, dias depois de dois petroleiros terem sido atacados no Estreito de Ormuz.
Os Estados Unidos chegaram a preparar um ataque de retaliação, cancelado à última hora, mas a "guerra" de palavras entre dirigentes dos dois países prossegue.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com