Meteorologia

  • 04 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 20º

'Chernobyl flutuante' vai ser rebocada para o Ártico no próximo mês

A central nuclear vai fornecer eletricidade a povoações e a empresas numa região remota que é rica em minerais. Ambientalistas criticam projeto russo.

'Chernobyl flutuante' vai ser rebocada para o Ártico no próximo mês
Notícias ao Minuto

17:29 - 29/06/19 por Fábio Nunes

Mundo Chernobyl

A central nuclear russa Akademik Lomonosov vai ser rebocada no próximo mês de Murmansk para o Ártico, segundo a CNN. A central nuclear foi construída durante quase cerca de 20 anos e vai concretizar um plano da Rússia de fornecer eletricidade a povoações e a empresas no ártico russo, numa região rica em minerais e que contribui para cerca de 20% do PIB da Rússia.

A plataforma, pintada com as cores da bandeira da Rússia, vai ficar a flutuar perto da pequena cidade portuária de Pevek e faz parte de um ambicioso plano do presidente Vladimir Putin de expansão no Ártico, algo que já levantou preocupações geopolíticas junto de Washington.

Apesar deste conceito de centrais nucleares flutuantes ter a capacidade de fornecer energia a regiões mais remotas, está a gerar uma onda de criticismo junto de ambientalistas e o Greenpeace já apelidou a Akademik Lomonosov de ‘Chernobyl flutuante’ ou de ‘Chernobyl no gelo’.

No entanto, a empresa responsável pelos projetos nucleares russos, a Rosatom, considera que estas críticas não têm fundamento, assim como as comparações com Chernobyl.

“Não é justificável comparar estes dois projetos. São reclamações sem fundamento, até a forma como os reatores operam é diferente. É claro que o que aconteceu em Chernobyl não pode voltar a acontecer… E como vai estar estacionada nas águas do Ártico, vai arrefecer instantaneamente e não falta água gelada”, disse Vladimir Iriminku, engenheiro chefe da central nuclear flutuante.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório