Trump não gostou de saber o que embaixador britânico disse sobre ele
"Posso dizer-vos isto: o embaixador não serviu bem o Reino Unido", afirmou Donald Trump aos jornalistas.
© Reuters
Mundo Presidente dos EUA
Em causa está a publicação de memorandos internos do embaixador britânico nos Estados Unidos sobre o presidente norte-americano, que está a tornar-se um embaraço diplomático na relação entre os dois países.
O Mail on Sunday divulgou comunicações internas entre o embaixador britânico nos Estados Unidos, Sir Kim Darroch, e as autoridades britânicas. Nestas comunicações - de 2017 até ao presente - são usados termos como "caótico" e "incompetente" para descrever Donald Trump e a sua equipa. Entretanto, o presidente dos Estados Unidos já reagiu ao caso. E tinha palavras duras para o embaixador.
"Inapto", "incompetente" e "inseguro" são três dos termos usados por Sir Kim Darroch para falar de Donald Trump, um presidente que "precisa que lhe coloquem as coisas em termos simples".
A atual administração da Casa Branca também não é poupada. O embaixador refere a dada altura o "ambiente caótico" e hostil no seio da Casa Branca, descrita como particularmente "desfuncional".
Foi aberto um inquérito para averiguar a origem da divulgação dos memorandos internos. Entretanto, este domingo, em New Jersey, Trump fez uma declaração aos jornalistas sobre o caso e foi claro a mostrar que o embaixador não ficou nada bem visto na Casa Branca.
"Posso dizer-vos isto: o embaixador não serviu bem o Reino Unido", começou por dizer, acrescentando de seguida: "Não somos lá grandes fãs desse homem e ele não serviu bem o Reino Unido. Por isso percebo e posso dizer algumas coisas sobre ele mas não me vou dar ao trabalho".
Através do secretário de Estado Jeremy Hunt, o governo britânico demarcou-se das considerações de Sir Kim Darroch. "Não é a visão do governo britânico (...). Continuamos a acreditar que a Administração norte-americana sob a presidência de Trump não é apenas altamente eficaz mas o melhor amigo possível do Reino Unido no plano internacional".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com