Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

"A Terra é plana, o que contam são histórias", garante jogador espanhol

Atual presidente do clube regional Flat Earth F. C., diz que o futebol serve para passar a mensagem. "Saber a verdadeira forma da Terra" é o seu objetivo de vida.

"A Terra é plana, o que contam são histórias", garante jogador espanhol
Notícias ao Minuto

08:27 - 15/07/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Javi Poves

Javier Poves Gómez, conhecido em Espanha como Javi Poves, é jogador e atual presidente do clube regional Flat Earth F. C., antigo Móstoles Balompié. Em entrevista ao jornal AS, publicada esta segunda-feira, o espanhol de 32 anos de idade falou sobre a sua teoria de que a Terra é plana e sobre como, no seu entender, o futebol é apenas um meio para transmitir uma mensagem.

“Afinal de contas, se fazes o que os outros fazem vais chegar a resultados parecidos”, explica o madrileno, sobre o porquê de ter mudado o nome do clube que preside. “A teoria de que a Terra é plana já domino há anos. Expliquei-a no YouTube. Considero uma prioridade da minha vida, saber a verdadeira forma da Terra”, indica.

Ganhar jogos importa? “Já o faço desde que tenho quatro anos, estou cansado de ganhar e perder. O futebol é, única e exclusivamente, uma ferramenta para transmitir uma mensagem. O futebol é a desculpa”, garante o defesa central.

Javi Poves acredita que a comunidade científica conjeturou “a maior armadilha da história” ao afirmar que a Terra é redonda. “O maior nível de escravatura que vivemos nos tempos modernos. Desde pequenos que nos contam filmes e somos altifalantes dessa mentira”, refere.

“Os foguetes, conforme saem do Cabo Canaveral [Flórida], sobem um pouquinho e depois caem no mar. Custam 1.500 milhões de euros que nos tiram dos impostos”, avança, criticando a direção de fundos do programa espacial norte-americano.

Ao longo da entrevista, Javi prossegue afirmando que não pode assegurar que a Terra “seja 100% plana” mas assegura que “não é esférica”. Questiona o que é o Sol, a Lua e se Stephen Hawking era mesmo um génio. “A única coisa que fazia era contar historinhas sobre galáxias perdidas. (…) Porque é que acreditas mais nele do que em mim? Não acredites só porque aparece na televisão”.

Nem o matemático e astrónomo grego Eratóstenes escapou. “Eratóstenes contou-nos uma manhã sobre os raios de Sol chegarem paralelos à Terra quando isso é mentira. (…) O que nos contam são histórias da Disney, porque eu não o vejo”.

Ninguém foi ao Espaço para poder dizer que a Terra é redonda”, afirma, explicando que a chegada à Lua é uma mentira fruto de “uma guerra espacial”.

E os jogadores do seu clube, têm que acreditar nas suas teorias? Não, diz Javi Poves. “Detesto quando um clube obriga os seus futebolistas a repetir o mesmo, como macacos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório