Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Exames mostram alterações no cérebro de funcionários de embaixada dos EUA

Caso foi conhecido ainda em 2016. A administração Trump chegou a caracterizar situação como "ataque sónico".

Exames mostram alterações no cérebro de funcionários de embaixada dos EUA
Notícias ao Minuto

23:38 - 23/07/19 por Notícias ao Minuto

Mundo Cuba

Ainda não se sabe a origem, nem o impacto total do fenómeno. Mas ressonâncias magnéticas mostram que houve alterações a nível cerebral em 21 antigos funcionários da embaixada dos Estados Unidos em Havana, Cuba.

O caso surgiu em 2016, após uma reaproximação promovida no tempo de Barack Obama. Com a chegada de Donald Trump à Casa Branca, o tom diplomático mudou. E a administração Trump, como recorda a Reuters, chegou mesmo a caracterizar a situação como um "ataque sónico".

Em causa estão 21 funcionários que apresentaram um leque de sintomas variados em comum, como náuseas, perdas de equilíbrio, tonturas, problemas de memória, zumbido nos ouvidos, entre outras queixas.

A maioria dos funcionários já tinha sido retirada em 2017 de Cuba. Entretanto, foi divulgado um estudo envolvendo estes funcionários, que foram alvo de ressonâncias magnéticas, posteriormente foram comparadas com as de voluntários saudáveis. 

As diferenças entre os cérebros de funcionários e voluntários nos testes são claras, como explica à Reuters uma das investigadoras, Ragini Verma, professora de radiologia na universidade de Penn.

As conclusões foram publicadas na revista científica Journal of the American Medical Association. Não se pode assumir que há uma correlação direta entre os padrões visíveis nas ressonâncias magnéticas e problemas de saúde relevantes. Ainda assim, os padrões visíveis mostram alterações cerebrais, algo que a equipa de investigadores já comparou anteriormente a marcas semelhantes às de uma concussão, sem que de facto tivesse havido uma concussão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório