Cidade de Baltimore responde a Trump. "Melhor ter ratos do que ser um"

Tweets incendiários do presidente dos Estados Unidos foram recebidos com fúria na região de Baltimore. O maior jornal da cidade reagiu com um editorial contundente.

Notícia

© Getty Images

Anabela Sousa Dantas
29/07/2019 12:34 ‧ 29/07/2019 por Anabela Sousa Dantas

Mundo

Estados Unidos

Donald Trump foi alvo de um severo editorial por parte do jornal Baltimore Sun, o maior jornal da cidade homónima, depois de uma série de críticas publicadas no Twitter pelo presidente norte-americano, este fim de semana.

Recorde-se que, no sábado, o líder republicano publicou uma série de tweets onde se dirigia ao congressista afro-americano Elijah E. Cummings, que representa 7.º distrito de Maryland (que inclui metade de Baltimore) na Câmara dos Representantes. Acusando o congressista de “bullying brutal” contra as autoridades na fronteira, sublinha Trump que Baltimore “é MUITO PIOR e mais perigosa”.

“Como ficou provado na semana passada, na última digressão do Congresso, a fronteira é limpa, eficiente e bem gerida. O distrito de Cummings é uma confusão nojenta, infestada de ratos e roedores. Se ele passasse mais tempo em Baltimore, talvez pudesse ajudar a limpar esse sítio muito perigoso e imundo”, escreveu.

“Por que é que é enviado tanto dinheiro para o distrito de Elijah Cummings quando é considerado o pior gerido e o mais perigoso nos Estados Unidos. Nenhum ser humano quer viver lá. Para onde é que vai todo o dinheiro? Quanto é que é roubado? Investiguem esta confusão corrupta imediatamente”, acrescenta.

As duras palavras de Trump – que não pararam por aqui, e no domingo, continuaram a sair tweets, onde até foi mencionada "a carta do racismo", que diz ser usada como desculpa – foram mal recebidas em vários quadrantes.

A crítica mais contundente, porém, veio do maior jornal daquela cidade, o Baltimore Sun, que assume uma posição em nome da cidade e da região num editorial intitulado “Melhor ter alguns ratos do que ser um”.

A Casa Branca tem muito mais poder para causar impacto nesta cidade, para o bem ou para o mal, do que qualquer membro isolado do Congresso, incluindo o senhor Cummings. Se há aqui problemas, incluindo roedores, são tanto sua responsabilidade como de toda a gente, talvez até mais porque ele detém o cargo mais poderoso no país”, pode ler-se, segundo cita a CNN.

As palavras de críticas chegam a ser bastante mais mordazes, descrevendo o presidente norte-americano como “o homem mais desonesto que alguma vez ocupou a Sala Oval, o homem que faz pouco de heróis de guerra, que agarra alegremente as partes íntimas das mulheres, que põe negócios em falência recorrentemente, o idiota útil de Vladimir Putin e o tipo que insiste que há ‘boa gente’ entre os assassinos neo-nazis”.

“É melhor ter alguns vermes a viver na vizinhança do que ser um”, termina o texto, onde não são esquecidos os pontos negativos da região e são elencados os pontos positivos.

Esta segunda-feira, já depois da publicação do editorial, que aconteceu no sábado, Donald Trump dá continuidade à sua incursão crítica ao congressista e a Baltimore. "Baltimore, sob a liderança de Elijah Cummings, tem as piores estatística de criminalidade na Nação. 25 anos de conversa mas nenhuma ação. Tão cansado de ouvir as tretas de sempre", escreveu.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas