Cinco manifestantes mortos em protesto no centro do Sudão
Cinco manifestantes, incluindo quatro estudantes, foram mortos hoje durante uma concentração na cidade de Al-Obeid, no centro do Sudão, segundo um comité de médicos próximo do movimento de contestação sudanês.
© iStock
Mundo Tensão
"Cinco mártires tombaram sob os disparos dos atiradores furtivos durante uma concentração pacífica", adiantou o comité de médicos em comunicado.
No mesmo comunicado, o comité deu ainda conta de um número indeterminado de feridos, mas não precisou os motivos da manifestação.
O Sudão vive envolto num movimento de protesto desde dezembro de 2018, desencadeado pelo triplicar do preço do pão, mas que se transformou em contestação ao regime e levou à destituição, em abril, do Presidente Omar al-Bashir, após 30 anos no poder.
A contestação manteve-se para reclamar um Governo civil e melhores condições de vida para as populações mesmo depois da constituição de um Conselho Militar.
Em 17 de julho, os generais no poder e os líderes do movimento opositor concluíram, após difíceis negociações, um acordo sobre a criação de um Conselho Soberano composto por cinco militares e seis civis responsável por liderar o período de transição até à realização de eleições.
As duas partes retomam na terça-feira as negociações para acordar alguns pontos em suspenso, segundo anunciou, no domingo, o mediador da União Africana para o país, Mohamed al Hacen Lebatt.
Desde dezembro, a repressão da contestação causou 246 mortos, incluindo 127 manifestantes mortos a 03 de junho num acampamento em Cartum, segundo um balanço do comité de médicos divulgado antes das manifestações em Al-Obeid.
As autoridades apresentam balanços divergentes e com números de mortos e feridos bastante inferiores.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com