Governador de Porto Rico designa sucessor temporário
O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, que decidiu renunciar após os protestos que pediam a sua demissão, nomeou hoje o secretário de Estado Pedro Pierluisi para lhe suceder até às eleições de novembro de 2020.
© Reuters
Mundo Porto Rico
Ricardo Rosselló designou Pedro Pierluisi, afiliado ao partido no Governo (Partido Novo Progressista) e adversário do governador porto-riquenho durante as primárias de 2016.
Pedro Pierluisi foi também o delegado que representava Porto Rico na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, onde tinha um assento, mas não tinha o direito de votar em sessões plenárias.
"Este momento histórico exige uma pessoa capaz de restabelecer os relacionamentos em todos os setores ao nível local e nacional", indicou Ricardo Rosselló num comunicado.
No passado dia 25 de julho, Ricardo Rosselló, implicado num escândalo que envolve comentários homofóbicos e corrupção, anunciou que vai renunciar ao cargo na sexta-feira.
Rosselló, de 40 anos, é o primeiro governador a renunciar ao cargo na história moderna de Porto Rico, um território associado dos Estados Unidos com 3,2 milhões de habitantes, e há 13 anos mergulhado numa crise económica.
Dezenas de milhares de pessoas reuniram-se vários protestos na capital, São João, para exigir a demissão do governador da ilha caribenha.
A exigência surgiu na sequência da divulgação de páginas de uma conversa 'online' em que o governador e alguns membros da equipa de assessoria insultam jornalistas, artistas e políticos.
A divulgação da conversa do governador com os assessores intensificou uma crise no território, já alimentada pelas críticas de corrupção, má governação, de uma economia fraca e de uma lenta recuperação depois da devastação causada pela passagem do furacão Maria, em 2017.
A secretária de Justiça de Porto Rico, Wanda Vazquez, teve de substituir temporariamente Ricardo Rosselló, mas recusou o cargo no fim de semana.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com