Síria: 31 combatentes pró-regime mortos em explosão de munições
Trinta e um combatentes pró-regime sírio morreram hoje em consequência de uma explosão de munições num aeroporto militar no centro da Síria, anunciou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH).
© Reuters
Mundo OSDH
As causas da explosão no aeroporto militar de Al-Chaayrate, na província de Homs "ainda não estão claras", disse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahman.
Segundo aquele responsável, pode tratar-se "um incidente de segurança ou uma explosão acidental", e o número de mortes "deve aumentar devido ao grande número de feridos, alguns dos quais em estado crítico".
A organização não-governamental OSDH, que dispõe de uma extensa rede de fontes na Síria, já tinha divulgado, de manhã que 12 membros das forças pró-regime tinham sido mortos.
A Sana, agência oficial de notícias síria relatou, por seu lado, um número indeterminado de mortos e avançou como causas da explosão "um erro técnico" durante o transporte das munições, cujo prazo estaria alegadamente expirado.
O aeroporto militar de Al-Chaayrate é considerado um dos mais importantes da Síria e, segundo o OSDH, abriga combatentes iranianos aliados ao regime do Presidente sírio, Bashar al-Assad.
Os Estados Unidos atingiram a base militar de Al-Chaayrate em abril de 2017 com 59 mísseis Tomahawk, numa operação de retaliação de contra o uso de gás sarin pelo regime sírio.
Desde 2011 a guerra na Síria já provocou mais de 370 mil mortos e gerou milhões de refugiados que fugiram do país.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com