Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Piloto despenha-se em floresta do Quebec e documenta operação de resgate

O homem foi forçado a aterrar de emergência o aparelho quando o motor deixou de funcionar.

Notícias ao Minuto

16:44 - 06/08/19 por Sara Gouveia

Mundo Canadá

Um piloto, de nacionalidade norte-americana, que foi forçado a aterrar o avião onde seguia de emergência numa floresta do Quebec, no Canadá, conseguiu documentar em vídeo a operação de resgate que se seguiu.

Matt Lehtinen é o presidente de uma empresa mineira e estava a voar em direção ao aeroporto de Wabush em Newfoundland, na cidade do Quebec, a 27 de julho, quando se apercebeu que a pressão do óleo e a temperatura do aparelho não estavam bem. Pouco depois, conta, o motor do avião deixou de funcionar. 

"O meu motor cedeu, fazia um som alto e feio", contou à CTV News. "Nunca irei esquecer. Parecia que o motor se estava a tentar triturar até ficar em pedaços", acrescentou.

Matt ainda conseguiu ativar o paraquedas do pequeno avião para aterrar, mas uma árvore acabou por atravessar o aparelho. "Senti a árvore a passar por baixo do avião. Estava tão perto que ainda me arranhou as pernas e os calções. Bastavam uns centímetros e provavelmente tinha sido um ferimento fatal", recordou.

Depois de já se encontrar são e salvo com os pés na terra, o piloto conseguiu chamar ajudar através de um GPS e fazer sinais de fogo. "Possivelmente ia ficar lá vários dias e não tinha as ferramentas para sobreviver", referiu. "Mas quando comecei a fazer os sinais de fumo, foi quando finalmente recebi uma mensagem a dizer que tinham visto o fumo e sabiam exatamente onde estava".

Foi enviada uma equipa de resgate da Royal Canadian Air Force para resgatar o piloto. "Foi a melhor sensação quando recuperei um rádio que eles me tinham mandado do helicóptero. Tive de andar 200 metros à procura num pântano para o conseguir encontrar, mas consegui ouvi-los a chamarem o meu nome", confessou.

"As palavras não conseguem expressar a gratidão que sinto para com toda a gente que esteve envolvida no meu resgate", rematou.

Nas imagens é possível ver o avião despenhado e o homem no meio da floresta a dizer que vai gravar os momentos para "as pessoas poderem aprender com a experiência". Aparece ainda a tentar cozinhar a pouca comida que tinha consigo e a fazer uma fogueira. No final deixa uma mensagem a agradecer aos membros das autoridades.

Veja os momentos na galeria acima.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório