Tropas do regime aproximam-se de reduto dos rebeldes no noroeste da Síria
As forças governamentais sírias capturaram hoje duas aldeias na província de Idlib (noroeste), ficando mais próximas de uma grande cidade controlada pelos rebeldes, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
© Reuters
Mundo OSDH
As tropas do regime tomaram às primeiras horas de hoje as localidades de Tel Aas e Kfar Eean, a oeste da cidade de Khan Sheikhoun.
Uma fonte do exército que não quis ser identificada disse à agência noticiosa espanhola EFE que os combates causaram quase trinta baixas em ambos os lados.
Dados do OSDH indicam que na batalha pelo controlo das duas aldeias morreram 18 rebeldes, 13 dos quais 'jihadistas' e 10 soldados do exército sírio.
As forças pró-regime intensificaram desde abril os bombardeamentos contra o norte da província de Hama e o sul da de Idlib, último bastião insurgente que ainda escapa ao controlo do Presidente Bashar al-Assad, oito anos depois do início da guerra.
À medida que o exército sírio avançava e recuperava mais de 60% do território, graças ao apoio da Rússia e do Irão, a região de Idlib ia recebendo os cidadãos que não queriam ficar sob o domínio de Damasco.
Cerca de três milhões de pessoas vivem em Idlib e, segundo a ONU, só nos últimos três meses, mais de 400.000 pessoas estão deslocadas no interior da província, que é controlada na sua maior parte pelo grupo 'jihadista' Hayat Tahrir al-Sham (HTS, ex-braço sírio da Al-Qaida).
A guerra na Síria já causou mais de 370 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados desde que foi desencadeada em 2011.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com