Paralisia infantil está a aumentar no Paquistão
A poliomielite está a aumentar no Paquistão, disseram hoje as autoridades de saúde, quando o número de infeções em 2013 já ultrapassou o total de 2012.
© DR
Mundo Poliomielite
O Paquistão é um dos três únicos países do mundo onde a doença também conhecida por paralisia infantil ainda é endémica e a oposição de determinados grupos tem dificultado os esforços para vacinar as crianças contra ela.
"No ano passado houve um total de 58 casos, mas em 2013 já foram registadas 62 novas vítimas de poliomielite", disse à agência France Presse um responsável governamental que trabalha com doadores internacionais que pretendem erradicar a doença.
Do total de 62 casos, seis localizam-se na província do Punjab, no leste do país, quatro no sul, em Sindh e nove no noroeste, em Khyber Pakhtunkhwa, mas a maior parte das infeções - 43 - foi registada nas zonas tribais ao longo da fronteira com o Afeganistão.
Os talibãs paquistaneses proibiram a vacinação contra a poliomielite na região tribal do Waziristão o ano passado, alegando tratar-se de um pretexto para a espionagem.
"O motivo principal para o surto é a militância no noroeste. As equipas de vacinação não podem chegar às áreas tribais devido aos riscos para as suas vidas", disse o mesmo responsável.
Em agosto, as autoridades de saúde alertaram para um grave surto de paralisia infantil, indicando que mais de 240.000 crianças tinham falhado a vacinação devido à proibição dos talibãs.
Mas, também noutras zonas do país, trabalhadores de saúde que dão a vacina foram atacados e mortos, incluindo na maior cidade, Carachi.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com