Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Espanha propõe receber 'Open Arms' em Algeciras

O governo de Espanha propôs hoje receber o navio humanitário 'Open Arms' em Algeciras (sul) face à "inconcebível" recusa de Itália em autorizar o desembarque dos 107 migrantes resgatados do mar há 17 dias.

Espanha propõe receber 'Open Arms' em Algeciras
Notícias ao Minuto

13:55 - 18/08/19 por Lusa

Mundo Migrações

O chefe do governo espanhol, Pedro Sánchez, "ordenou hoje a habilitação do porto de Algeciras para receber o navio 'Open Arms'" devido à "situação de emergência a bordo" e à "inconcebível" atuação das autoridades italianas, anunciou o governo de Madrid num comunicado.

"A inconcebível resposta das autoridades italianas, e em concreto do ministro do Interior, Matteo Salvini, de fechar todos os seus portos, e as dificuldades expostas por outros países do Mediterrâneo Central, levaram Espanha a liderar mais uma vez a resposta a uma crise humanitária", acrescenta.

O texto frisa que "os portos espanhóis não são nem os mais próximos nem os mais seguros para o 'Open Arms', como os próprios responsáveis do navio têm repetido, mas neste momento Espanha é o único país disposto a acolhê-lo no quadro de uma solução europeia".

"A situação dos migrantes do 'Open Arms' causou, desde o primeiro momento, grande preocupação no executivo, cujo propósito foi encontrar a melhor solução comum que, após a receção do navio, prosseguirá com a repartição dos migrantes acordada por seis países membros, entre eles Espanha", refere ainda o comunicado.

O 'Open Arms', operado pela ONG espanhola Proativa Open Arms, está ao largo da ilha italiana de Lampedusa desde 1 de agosto, quando resgatou 147 migrantes do Mar Mediterrâneo, ao largo da Líbia, mas os dois países mais próximos, Itália e Malta, recusaram-lhe o acesso aos seus portos.

Atualmente, estão 107 migrantes e 19 voluntários a bordo, depois de, no sábado, a Itália ter autorizado a retirada de 27 menores não-acompanhados e de várias operações para retirar do navio pessoas a precisar de assistência médica urgente.

Apesar de, na quinta-feira, seis países europeus - Portugal, Espanha, Alemanha, França, Luxemburgo Roménia - se terem oferecido para receber os migrantes a bordo do navio humanitário, o Open Arms continua sem autorização do ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, para aportar.

No comunicado, Espanha volta a sublinhar "o intenso labor dos navios espanhóis na sua zona de responsabilidade", que "certificam o cumprimento dos tratados internacionais", afirmando que "entre 2018 e 2019, os serviços de salvamento marítimo [...] resgataram e conduziram a portos espanhóis mais de 60.000 pessoas".

"Espanha é hoje, com grande diferença, o país da União Europeia que mais resgates realiza no Mediterrâneo", afirma o comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório