Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Mulher perde guarda da filha por ser “muito ocidental” para a criar

Ex-marido deu ao juiz cópias das publicações da norte-americana nas redes sociais para provar que esta não vivia de acordo com as regras da Arábia Saudita.

Mulher perde guarda da filha por ser “muito ocidental” para a criar

A norte-americana Bethany Vierra, de 32 anos, perdeu a guarda da filha, de quatro anos, depois de um juiz ter decidido que era “muito ocidental” para criar a criança na Arábia Saudita.

“É nova no islamismo, estrangeira neste país e continua a abraçar os costumes e tradições do seu país”, foi assim que o juiz descreveu a professora de ioga que foi viver para a Arábia Saudita em 2011, ao ser contratada para lecionar numa universidade deste país.

Mas o magistrado ainda foi mais longe. “Devemos evitar expor (a criança) a esses costumes e tradições (ocidentais), especialmente nesta idade precoce”, transcreve a CNN.

Bethany perdeu a custódia de Zaina, para o marido saudita de quem se divorciou recentemente e que utilizou as publicações feitas pela ex-mulher nas redes sociais para mostrar ao juiz a “forma ocidental” como esta vive.

As acusações incluíam uma viagem a um festival de música, nos EUA, descrito em tribunal como “o festival mais estranho do mundo”, onde os participantes aparecem em roupas malucas e ficam acordados a noite toda apenas para beber álcool e consumir drogas”, e de estar registada em redes sociais “cheias de nudez e que misturam os dois sexos”.

Bethany ainda tentou alegar que o seu ex-marido era um pai verbalmente violento e consumidor de drogas, mas o juiz foi perentório e deu a guarda ao saudita.

A norte-americana, que tem um mestrado e doutoramento em estudos islâmicos, interpôs um recurso para ficar com a guarda da filha, mas há um ano que a guerra permanece em tribunal.

Já Zaina está a sofrer muito com a situação. À CNN, Bethany diz que a menina está em pânico, só chora, não dorme e urina na cama sempre que anoitece.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório