MNE do Irão reúne-se com proprietário de petroleiro apreendido em julho

O chefe da diplomacia iraniana, Mohammad Javad Zarif, encontrou-se hoje, em Estocolmo, com o proprietário do "Stena Impero", um petroleiro sueco de bandeira britânica e que desde julho está retido pelo Irão.

Notícia

© iStock

Lusa
21/08/2019 18:34 ‧ 21/08/2019 por Lusa

Mundo

Irão

 

Erik Hanell, proprietário do petroleiro, pediu a Javad Zarif "a libertação do 'Stena Impero' e da sua tripulação detida em Bandar Abbas, desde 19 de julho", segundo o comunicado da empresa Stena Bulk.

O Irão apreendeu a embarcação nessa data, no estreito de Ormuz, 15 dias depois do petroleiro iraniano "Grace 1", ter sido retido pelas autoridades britânicas ao largo de Gibraltar, por transportar petróleo para a Síria, em violação das sanções da UE contra Damasco.

"Houve um diálogo construtivo e trocámos informações sobre este caso", disse Erik Hanell, citado no documento, sem oferecer mais detalhes.

No início do dia, o responsável pela diplomacia iraniana visitou o Instituto Internacional de Pesquisa Para a Paz (Sipri), em Estocolmo, para uma conferência, anunciada para "tentar acelerar o processo legal para pôr fim" à apreensão do petroleiro.

A ocasião serviu também para Mohammad Javad Zarif abordar a apreensão, no início de julho, do "Grace 1".

A retenção do navio levou a uma crise diplomática entre Londres e Teerão, alimentada pela apreensão de três petroleiros no Golfo pelo Irão, incluindo o "Stena Impero".

"O nosso navio em Gibraltar não violou qualquer lei, mas este navio ['Stena Impero'] violou algumas leis, vai para além do procedimento legal", argumentou o ministro.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas