Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Novas imagens do Titanic mostram deterioração "chocante" do navio

Imagens captadas serão usadas num documentário.

Novas imagens do Titanic mostram deterioração "chocante" do navio
Notícias ao Minuto

23:27 - 21/08/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Titanic

Se o Titanic é um dos filmes que ficou eternizado na sua memória, esta notícia é para si. Foram divulgadas novas imagens do casco do navio que evidenciam a deterioração nas profundezas do Atlântico Norte.

As primeiras imagens com resolução 4k do naufrágio foram capturadas no início deste mês de agosto, na sequência de uma expedição do primeiro submarino tripulado no local em 14 anos. As fotos captadas irão integrar um documentário da Atlantic Productions. 

Em comunicado enviado às redações internacionais, a Atlantic Productions refere que, "seguindo os protocolos legais estabelecidos nos EUA e sob a observação de um representante da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), a equipa de especialistas e cientistas examinou os restos do navio". Com efeito, foram "capturadas pela primeira vez gravações nativas extraordinárias em 4K, usando câmeras especialmente adaptadas para naufrágios".

Notícias ao MinutoImagens espelham a deterioração do Titanic © Atlantic Productions

Recorde-se que o Titanic atingiu um iceberg pelas 23h40 do dia 14 de abril de 1912 e, duas horas depois, afundou-se. Morreram 1500 pessoas.

Atualmente, o navio, que era propriedade da White Star Line, está a uma profundidade de 12.500 pés, 370 milhas ao sul de Newfoundland. A equipa responsável pela exploração fez, no total, cinco mergulhos durante oito dias. Os mergulhadores estiveram sujeitos a condições difíceis, já que falamos de águas muito frias e com mudanças de correntes marítimas.

De acordo com a Atlantic Productions, o sal e as bactérias têm sido responsáveis pela deterioração do navio. Aliás, Parks Stephenson, historiador do Titanic, classificou o nível de deterioração como "chocante".

As imagens obtidas pela BBC evidenciam a emblemática proa do navio (onde, no filme, Jack diz a célebre frase 'I´m the king of the world', 'Sou o rei do mundo' em português) já enferrujada, assim como algumas partes do convés naufragado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório