Enquanto os incêndios atacam o pulmão do mundo - a Amazónia - motivando apelos um pouco por toda a parte, também a Indonésia está a sofrer semelhante destino. A seca chegou à nação do sudeste asiático, que serve de casa a algumas das florestas tropicais mais antigas do mundo, e trouxe consigo a pior época de incêndios desde 2015.
Segundo a BBC, foram identificados mais de 700 focos de incêndio nas regiões com mais risco, nas províncias de Sumatra e Kalimantan. E tal como no caso da Amazónia, apesar de serem considerados dos locais mais biodiversos do mundo, estão a ver grandes fatias das suas áreas a serem dizimadas em nome de esforços comerciais. Milhões de hectares foram perdidos para o fogo nas últimas décadas.
Os esforços para combater estes incêndios têm sido dificultados pelo vento que, com fumo e cinzas, já soprou até à Malásia e Singapura. Aviões militares com jatos de água potentes têm passado os céus acima das chamas a pente fino para tentar controlar o fogo.
Se vai ser possível conter a situação ou não só se perceberá nas próximas semanas.
This is an annual event to come during the palm oil planters want the land expansion. The impulse that causes very much to endanger the survival of life, not only humans and animals even plants and ecosystems. Specifically in Sumatra region +62 pic.twitter.com/fMpegxR0OF
— . (@Faat_Ip) August 22, 2019