Espanha "não partilha posição de bloqueio" ao acordo com Mercosul
A Espanha "não partilha a posição de bloqueio do acordo" comercial entre a União Europeia (UE) e o Mercosul, proposta na sexta-feira pelo Presidente francês, Emmanuel Macron, afirmou hoje o Governo espanhol numa declaração recebida pela AFP.
© iStock
Mundo Acordo Comercial
"A Espanha tem estado à frente dos últimos esforços para a assinatura do acordo UE-Mercosul [Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai], que vai abrir enormes oportunidades para os dois blocos regionais", indicou Madrid, rejeitando um "bloqueio da ratificação" do controverso tratado de livre comércio.
Na sexta-feira, um porta-voz do Governo alemão já tinha afirmado que a oposição ao acordo entre a UE e o Mercosul não era "a resposta apropriada" para os incêndios na Amazónia, no Brasil.
Emmanuel Macron manifestou na quinta-feira preocupação com os fogos florestais que estão a devastar a Amazónia, a maior floresta tropical do planeta, evocando uma "crise internacional" e pedindo aos países industrializados do G7 "para falarem desta emergência" na cimeira que os reúne este fim de semana em Biarritz (sudoeste de França).
O acordo de livre comércio entre a UE e o Mercado Comum do Sul (Mercosul), integrado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, foi fechado em 28 de junho, depois de 20 anos de negociações.
O pacto abrange um universo de 740 milhões de consumidores, que representam um quarto da riqueza mundial.
A Irlanda ameaçou também hoje votar contra o acordo comercial se o Brasil não tomar medidas para proteger a floresta amazónica.
A Amazónia é a maior floresta tropical do mundo, cerca de 5,5 milhões de quilómetros quadrados, e possui a maior biodiversidade registada numa área do planeta.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com