Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 26º

Três grávidas perderam os bebés devido ao surto de listeriose em Espanha

Estes casos ocorreram nas últimas horas, mas há registo de mais abortos espontâneos provocados pelo consumo de carne contaminada.

Três grávidas perderam os bebés devido ao surto de listeriose em Espanha
Notícias ao Minuto

16:10 - 30/08/19 por Patrícia Martins Carvalho com Lusa

Mundo Listeriose

Mais três mulheres grávidas perderam os respetivos bebés depois de terem consumido carne contaminada por listeriose, um surto que está a afetar a vizinha Espanha.

O jornal El País dá conta que, nas últimas horas, dois dos abortos espontâneos tiveram lugar em Sevilha e um Madrid. Na cidade andaluza, as mulheres afetadas encontravam-se na 8ª e na 32ª de gestação quando abortaram. A grávida da capital espanhola estava, também, na oitava semana de gestação.

Segundo o governo andaluz, estes três casos somam-se a outros dois que ocorreram ainda antes de ter sido lançado o alerta para o surto, elevando para cinco o número de mulheres que já abortaram espontaneamente devido ao consumo de carne contaminada.

Este surto, que também já originou a morte a três pessoas, levou o Conselheiro da Saúde da Andaluzia ao parlamento andaluz para explicar o que está a ser feito para controlar a situação.

De acordo com o Centro de Coordenação de Alertas e Emergências em Saúde (Ccaes) do Ministério da Saúde, a terceira vítima mortal é um homem de 72 anos, doente terminal com cancro no pâncreas.

Até agora era conhecida a morte de uma idosa de 90 anos internada no hospital Virgen del Rocío, na cidade de Sevilha, e a de outra mulher de 74 anos que permaneceu no mesmo centro de saúde.

O surto de listeriose em Espanha começou em 15 de agosto e os produtos responsáveis pelo surto são "chincharrón" andaluz (gordura de porco frita), lombo de Jerez, lombo com pimentão, e lombo caseiro temperado com pimentão, da marca "La Mechá" tendo o Ministério da Saúde espanhol recomendado à população que não consuma os produtos de carne embalada desta marca.

Todos os produtos embalados identificados pelo Ministério da Saúde espanhol foram distribuídos na Andaluzia e em Madrid, exceto o lombo caseiro temperado com pimentão que foi comercializado apenas na Andaluzia.

Em Portugal, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária esclareceu a 21 de agosto que a carne contaminada com a bactéria 'Listeria monocytogenes' da marca "La Mechá" e os produtos com origem no fabricante (Magrudis) espanhol, não são comercializados em território português.

Segundo as autoridades sanitárias espanholas existem 204 casos confirmados pela bactéria listeria, 197 na Andaluzia, a maioria em Sevilha (162).

Também existem casos confirmados em Cádiz (10), Granada (4), Huelva (17) e Málaga (4).

Do total de pessoas afetadas 58% são mulheres, 31 delas em estado de gestação, 25% dos casos têm 65 anos ou mais, praticamente sem diferenças por sexo (24 homens e 25 mulheres).

Nas demais comunidades, houve quatro casos confirmados em laboratório (um em Aragão, um em Castela e Leão, um na Extremadura e uma gestante de oito semanas em Madrid, que acabou por abortar).

Foram ainda notificados 66 casos prováveis e 58 suspeitos em Aragão, Astúrias, Canárias, Castela e Leão, Castela La Mancha, Catalunha, Comunidade Valenciana, Extremadura, Madrid e Melilla, muitos deles continuam em investigação.

Por outro lado, este Centro de Coordenação de Alerta lembra, mas sem o incluir na estatística nacional, o caso notificado a 23 de agosto de um cidadão inglês, diagnosticado em França a 16 de agosto e com histórico de consumo de carne de porco fria em Sevilha a 13 de agosto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório