Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Deputados britânicos aprovam proposta para bloquear Brexit sem acordo

Esta foi a primeira fase da votação para travar um Brexit sem acordo. A segunda fase, e a mais importante, vai ter lugar mais tarde. Torna-se cada vez mais provável o cenário de eleições antecipadas.

Deputados britânicos aprovam proposta para bloquear Brexit sem acordo
Notícias ao Minuto

17:34 - 04/09/19 por Fábio Nunes

Mundo Brexit

Os deputado britânicos aprovaram uma proposta para bloquear um Brexit sem acordo até ao 31 de outubro, contrariando assim as pretensões do primeiro-ministro Boris Johnson. A votação foi aprovada com 329 votos a favor e 300 votos contra, avança a BBC.

Esta foi a primeira fase da votação desta proposta. A segunda fase, que é a mais importante, vai acontecer às 19h na Câmara dos Comuns. 

A proposta de lei vai ser agora debatida e pode sofrer alterações. As alterações escolhidas pelo speaker John Bercow serão depois votadas pelos deputados, seguindo-se a importante segunda votação da proposta de lei.

Os resultados desta votação mostram que Boris Johnson continua a perder apoio no seio do Partido Conservador. Perdeu o apoio de mais um deputado, uma vez que na votação da noite passada tinha conseguido 301 votos que contrariavam a tentativa de bloquear o Brexit sem acordo. 

Depois de já ter expulsado 21 deputados dos conservadores, Johnson pode expulsar mais deputados do seu partido para evitar uma derrota que o levará a convocar eleições antecipadas.

Esta manhã Boris Johnson já afirmou a disponibilidade para convocar eleições antecipadas a terem lugar no dia 15 de outubro, lançando esse desafio ao líder da oposição, Jeremy Corbyn.

[Notícia atualizada às 18h00]

Leia Também: Brexit. Impacto de uma saída sem acordo será "menos grave" que estimado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório