Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Aprovado em votação final projeto de lei para bloquear Brexit sem acordo

O projeto de lei que vai tornar ilegal um Brexit sem acordo passou na Câmara dos Comuns em votação final. Conseguiu 327 votos a favor e 299 contra. Boris Johnson quer eleições para 15 de outubro.

Aprovado em votação final projeto de lei para bloquear Brexit sem acordo
Notícias ao Minuto

19:56 - 04/09/19 por Anabela Sousa Dantas

Mundo Brexit

Os deputados britânicos aprovaram em votação final, com uma emenda, o projeto de lei que visa impedir uma saída do bloco comunitário sem acordo, no dia 31 de outubro.

O texto, que passou com uma maioria de 28 votos (27 votos a favor e 299 contra), seguirá agora para a Câmara dos Lordes, a câmara alta do parlamento britânico, e será promulgado nos próximos dias. Antes na votação na especialidade, várias propostas de alteração foram rejeitadas.

O primeiro-ministro britânico, que sofreu assim uma nova derrota, reagiu apresentando uma moção para que sejam realizadas eleições antecipadas, conforme tinha dado indicação já na terça-feira. A data sugerida é terça-feira, 15 de outubro.

Esta moção para eleições antecipadas só será aprovada se tiver o apoio de dois terços dos deputados da Câmara dos Comuns, o que poderá ser inviabilizado pelo partido Trabalhista numa votação ainda esta noite.

Boris Johnson garantiu que se for escolhido pelos cidadãos, irá a Bruxelas negociar um acordo, mas afirmou que se o escolhido for Jeremy Corbyn o resultado será diferente, um adiamento.

"Em qualquer circunstância, este país vai abandonar a União Europeia a 31 de outubro", avisou.

projeto de lei, recorde-se, exige que o primeiro-ministro britânico peça uma nova extensão da data de saída até 31 de janeiro caso o parlamento não aprove um acordo de saída ou não autorize uma saída sem acordo até 19 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório