Netanyahu vai a Londres na quinta-feira para encontro com Boris Johnson
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, desloca-se na quinta-feira a Londres para se encontrar com o seu homólogo britânico, Boris Johnson, a menos de duas semanas das legislativas em Israel, indicou o seu gabinete.
© Reuters
Mundo Visita
Num comunicado divulgado hoje, o gabinete de Netanyahu precisa que o chefe do Governo israelita se encontrará também em Londres com o secretário da Defesa norte-americano, Mark Esper. A visita termina na sexta-feira.
A deslocação permitirá ao dirigente israelita reunir-se com os dois homens pela primeira vez desde a sua recente entrada em funções.
Netanyahu "discutirá com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, a situação na região (do Médio Oriente) e os meios de repelir (...) a agressão iraniana", segundo o comunicado.
Israel, inimigo do Irão, acusou a semana passada Teerão de procurar fabricar, através do seu aliado o movimento xiita libanês Hezbollah, mísseis de precisão que poderão causar "enormes perdas humanas" no seu território.
O encontro com Esper centrar-se-á nas "necessidades de Israel em termos de segurança", adianta o comunicado, referindo que os dois já falaram ao telefone na terça-feira e que acordaram "continuar a conversa em Londres".
Os 'media' israelitas noticiaram discussões entre o Estado hebreu e os Estados Unidos sobre o possível anúncio por Washington de uma espécie de aliança no setor da defesa que deverá reforçar a imagem internacional de Netanyahu.
Nas vésperas das anteriores legislativas, em abril, o Presidente norte-americano, Donald Trump, reconheceu, em Washington e na presença de Netanyahu, a soberania de Israel sobre a parte dos montes Golã tomados à Síria em 1967 e anexada em 1981, numa decisão não reconhecida pela comunidade internacional.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com