Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

EUA pretende banir venda de cigarros eletrónicos com sabores

Decisão surge após o número de mortes que têm sido reportadas por relação com o uso dos cigarros eletrónicos e com o aumento de menores fumadores.

EUA pretende banir venda de cigarros eletrónicos com sabores
Notícias ao Minuto

20:05 - 11/09/19 por Sara Gouveia

Mundo EUA

A Casa Branca anunciou, esta quarta-feira, que planeia banir a venda de cigarros eletrónicos com sabor. A decisão surge após o registo de várias mortes que têm sido relacionadas com o uso desses aparelhos e pelo aumento do número de menores que têm aderido a estes aparelhos.

"Acabei de anunciar juntamente com o presidente e a FDA que vamos finalizar políticas para retirar cigarros eletrónicos com sabores do mercado", anunciou o secretário de Estado da Saúde norte-americano, Alex Azar, no Twitter.

Ainda pelo mesmo meio, Alex Azar deu conta de que para já a medida não vai incluir os cigarros eletrónicos com sabor a tabaco. Mas "se os dados mostrarem que as crianças migraram para esses produtos faremos o necessário para impedir o uso continuado desses aparelhos por jovens".

"A Administração Trump está a deixar claro que pretende limpar o mercado de cigarros eletrónicos com sabores para tentar reverter a epidemia preocupante de uso de cigarros eletrónicos por jovens que está a impactar crianças, famílias, escolas e comunidades", pode ler-se no comunicado da Casa Branca.

O Michigan já se tinha tornado o primeiro estado a proibir a venda da maior parte de cigarros eletrónicos com sabor, a semana passada, numa iniciativa para tentar reduzir a epidemia dos vulgarmente chamados 'vape'. 

A decisão surge ao mesmo tempo que o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) norte-americano já tem o registo de seis mortes e 500 casos de doenças pulmonares “potencialmente relacionadas” com os cigarros eletrónicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório