Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Alemanha abre investigação após bebés nascerem com mãos deformadas

As três crianças nasceram na mesma cidade.

Alemanha abre investigação após bebés nascerem com mãos deformadas
Notícias ao Minuto

17:27 - 16/09/19 por Sara Gouveia

Mundo Alemanha

As autoridades alemãs revelaram esta segunda-feira estar a investigar o nascimento de três crianças com deformações nas mãos na cidade de Gelsenkirchen, no oeste do país.

O hospital Sankt Marien revelou que os três bebés nasceram com "deformações numa das mãos", entre junho e o início de setembro deste ano.

"Em duas das crianças afetadas, a mão esquerda estava deformada - tinham um antebraço normal, mas a palma e os dedos não estavam desenvolvidos. Na outra criança era a mão direita a afetada - também aqui a mão e os dedos não estavam completamente formados, apesar do antebraço normal", explicou o hospital em comunicado à CNN.

De acordo com a mesma nota, não há nenhuma "semelhança étnica, cultural ou social" entre as famílias afetadas que possam explicar as deformidades, o único em comum era o facto de viverem todas no mesmo sítio. "Já não víamos deformidades destas há muitos anos. As várias ocorrências podem ser aleatórias. No entanto, acreditamos que o breve período em que surgiram é preocupante", referem ainda.

O caso foi tornado público por Sonja Liggett-Igelmund, uma parteira da cidade de Colónia, que acredita que mais bebés podem nascer com a mesma condição. A mulher disse à CNN que soube dos casos em Gelsenkirchen ao falar com outras parteiras em fóruns online. Deformidades como essas ocorrem, mas "são tão raras" que acontecerem num espaço de meses "é demais".

"Uma parteira viu um caso desses durante toda a sua carreira. Três em três meses não é normal", garantiu. 

Segundo o hospital as deformações nos membros durante a gravidez podem ser causadas por infeções ou toxinas de vários tipos. 

O ministro da Saúde do estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália deu conta de que pretende contactar todos os centros médicos para determinar se há mais casos com deformações semelhantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório