Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Bispo da IURD não deixou filhas estudar. "Quero que casem com um macho"

Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), diz que mulheres demasiado inteligentes estão "sujeitas à infelicidade" porque não conseguirão um casamento feliz.

Bispo da IURD não deixou filhas estudar. "Quero que casem com um macho"
Notícias ao Minuto

14:13 - 24/09/19 por Notícias Ao Minuto

Mundo Vídeo

Numa sessão de culto no Brasil, Edir Macedo, bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), falou sobre as suas filhas e o seu entendimento sobre um casamento estável, num discurso denunciado como um "show de misoginia e machismo", com alguns meios a apelidar o dono da Record como "preconceituoso".

O conteúdo do discurso de Edir Macedo foi tornado público através das redes sociais, onde alguns trechos do mesmo, particularmente onde fala das filhas - que estão ao seu lado no palco - e que se tornaram virais.

Macedo, um forte apoiante do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, recordava as suas conversas familiares, com a mulher, sobre a educação das filhas.

"Você vai fazer até ao ensino médio. Depois, se você quiser fazer a faculdade, você é que sabe, mas até ao seu casamento você vai ser apenas uma pessoa de ensino médio. Se a Cristiane - vem cá, Cristiane - na minha visão, se ela fosse doutora e tivesse um grau de conhecimento elevado, e encontrasse um rapaz que tivesse um grau de conhecimento baixo, ele não seria o cabeça. Ela seria a cabeça. Não é isso?", disse Edir, ao lado da filha e do marido desta.

No entender do bispo, uma mulher que seja a "cabeça" no contexto de uma relação, ou seja, uma mulher mais culta, inteligente ou formada, "não serviria a vontade de Deus".

Mais à frente, o empresário recorda ainda que a esposa sugeriu que estas casassem com americanos, por serem mais educados. "Não, eu quero que as minhas filhas casem com um macho, homem, que tem que ser cabeça. Porque se eles não forem cabeça, o casamento delas vai estar fadado ao fracasso", contrapôs.

"Mas não é isso que se ensina hoje, o que se ensina é: 'minha filha, você nunca vai ficar sujeita a um homem'. Está bom, então vai ficar sujeita à infelicidade. Porque não existe família, não existe casamento, não existe felicidade [com] a mulher cabeça e o homem corpo, [isso] é fracasso. Tem mulheres inteligentíssimas que não conseguem encontrar um cabeça", diz Edir Macedo, em afirmações que são comparadas a ideias medievais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório