Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Mahmud Abbas vai renovar promessa de eleições palestianas na ONU

O presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, vai aproveitar o discurso nas Nações Unidas na quinta-feira para renovar a sua promessa de realizar eleições legislativas rapidamente, segundo um dos seus conselheiros.

Mahmud Abbas vai renovar promessa de eleições palestianas na ONU
Notícias ao Minuto

16:08 - 25/09/19 por Lusa

Mundo Mahmud Abbas

Os palestinianos escolheram os seus representantes legislativos pela última vez em 2006.

No seu discurso à Assembleia-Geral da ONU em Nova Iorque, Abbas indicará que "após o seu regresso à Palestina apelará a eleições parlamentares, marcará uma data e começará os preparativos", afirmou Ahmed Majdalani à agência France-Presse.

Em dezembro de 2018, o presidente da Autoridade Palestiniana prometeu convocar eleições dentro de seis meses.

Há 13 anos que não se realizam eleições legislativas na Faixa de Gaza e na Cisjordânia ocupada, sobretudo devido às divisões entre os palestinianos.

Separados geograficamente por Israel, aqueles dois territórios estão também divididos politicamente por anos de animosidade entre a Fatah laica, força dominante na Cisjordânia, e o Hamas islâmico, que dirige desde 2007 a Faixa de Gaza sob bloqueio de Israel.

O Hamas venceu em 2006 as legislativas, mas, considerado um movimento terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia, só após expulsar a Fatah da Faixa de Gaza conseguiu assumir o poder no enclave em 2007.

Desde então, a Autoridade Palestiniana, entidade provisória de autogoverno e dominada pela Fatah, só exerce o seu poder sobre a Cisjordânia.

O parlamento palestiniano não se reúne desde 2007 e o mandato de Abbas também terminou em 2009, sem que se tenham realizado eleições presidenciais.

Abbas, 84 anos, também deverá aproveitar a tribuna da ONU para pedir mais apoio à comunidade internacional "para o povo palestiniano sob ocupação" israelita, segundo Majdalani.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório