Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Tiroteio em sinagoga alemã foi ato de antissemitismo europeu, diz Israel

O Governo de Israel condenou o tiroteio nos arredores de uma sinagoga, hoje na Alemanha, considerando que se trata de mais um exemplo do antissemitismo europeu, num dia sagrado para os judeus.

Tiroteio em sinagoga alemã foi ato de antissemitismo europeu, diz Israel
Notícias ao Minuto

19:32 - 09/10/19 por Lusa

Mundo Reação

Um tiroteio à porta de uma sinagoga em Halle, no leste da Alemanha, fez duas mortes e dois feridos graves, tendo sido detido um suspeito do ataque, um alemão de 27 anos.

"O ataque terrorista contra a comunidade judaica em Halle, Alemanha, no dia mais sagrado da nossa nação (o Yom Kipur), é mais uma manifestação de antissemitismo na Europa", disse o primeiro-ministro interino de Israel, Benjamin Netanyahu.

"Em nome do povo de Israel, envio as minhas condolências às famílias das vítimas e os meus melhores votos aos feridos", disse Netanyahu, que instou as autoridades alemãs a "continuarem a agir decisivamente" contra o fenómeno do antissemitismo.

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, disse estar empenhado em esclarecer cabalmente este crime, falando em "ataque antissemita", provavelmente cometido por um simpatizante de um movimento de "extrema-direita".

O Presidente de Israel, Reuvén Rivlin, expressou dor e consternação pelos "terríveis assassinatos antissemitas no dia mais sagrado e mais importante do ano para todos os judeus do mundo" e apelou aos líderes alemães e "ao mundo livre" para que se socorram de "toda a força da lei" contra o antissemitismo.

"Continuaremos a fazer campanha pela educação na luta contra o antissemitismo, que está a regressar repetidamente na Europa e no mundo, com base na clara consideração de que não é apenas um problema dos judeus, mas antes ameaça destruir-nos a todos ", disse Rivlin, num comunicado hoje divulgado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório