Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Reveladas identidades de britânicos que morreram afogados na Zambujeira

Kim Fletcher tinha 33 anos e Danny Johnson 34.

Reveladas identidades de britânicos que morreram afogados na Zambujeira
Notícias ao Minuto

20:36 - 09/10/19 por Filipa Matias Pereira

País Afogamento

Já são conhecidas as identidades dos britânicos que, no passado domingo, morreram afogados na praia da Zambujeira. Kim Fletcher, de 33 anos e professora de ioga, sentiu dificuldades no mar agitado da região alentejana e o companheiro, Danny Johnson, de 34 anos, ainda tentou salvá-la. Acabaram ambos por morrer.

Steph Critchlow é uma amiga das vítimas que, nas redes sociais, lamentou a perda dos amigos.

"A vida é muito curta. Descansem em paz meus dois lindos amigos, Não posso acreditar que o céu vos tenha levado tão cedo. As palavras não conseguem exprimir o que estou a sentir. Envio todo o meu amor e energia para as suas famílias".

Citado pela imprensa internacional, João Mendes, de 36 anos, teve um papel importante no resgate dos corpos dos britânicos. O proprietário de uma unidade hoteleira na região explicou que é praticante de bodyboard  e tinha estado na água cerca de 40 minutos antes dos afogamentos. 

Assim que chegou a casa para almoçar, recebeu uma chamada que dava conta do que tinha acontecido. João não hesitou, entrou no carro e conduziu para regressar à praia. "Fui o segundo ou terceiro bodyboarder a chegar. Nadei e inicialmente não vi ninguém porque as ondas eram muito grandes", vincou. 

E a certa altura avistou o corpo da mulher, retirou-o da água e colocou-o na sua prancha. "Empurrámo-la para as rochas e começámos a fazer manobras de reanimação", entretanto, acrescentou, um morador na região avistou o corpo de Danny. 

Já com os corpos na areia, os veraneantes, entre eles um médico e uma enfermeira, dividiram-se em duas equipas para prestarem apoio às vítimas enquanto aguardavam a chegada das equipas de emergência. Apesar dos esforços não foi possível reverter a situação, lamentou João: "Eles estavam em péssimas condições e era impossível porque não tinham pulsação". 

Recorde-se que, de acordo com os relatos iniciais, Kim entrou na água e sentiu dificuldades. Ter-se-á agarrado às rochas e foi então que o companheiro Danny foi em seu auxílio. Sabe-se agora que o britânico ainda conseguiu alcançar a namorada, mas no regresso à praia terão ficado sem forças. 

De salientar que, já depois do trágico acidente, a imprensa internacional avançou que Kim estava grávida de quatro meses. Para além disso, foi referido que o britânico que morreu seria apenas seu amigo - uma informação que é agora desmentida. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório