Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Estados Unidos anunciaram reforço militar na Arábia Saudita

O Governo dos EUA autorizou o envio de 3.000 soldados adicionais e equipamentos militares para a Arábia Saudita, no meio de uma escalada de tensão no Médio Oriente, segundo informou hoje o Pentágono.

Estados Unidos anunciaram reforço militar na Arábia Saudita
Notícias ao Minuto

18:01 - 11/10/19 por Lusa

Mundo Diplomacia

O secretário de Defesa norte-americano, Mark Esper, anunciou hoje o reforço da posição militar dos EUA na região do Golfo, com o destacamento de mais 3.000 soldados e um forte arsenal que inclui mísseis defensivos terra-ar Patriot.

No final do mês passado, os EUA já tinham autorizado o envio de 200 soldados para a Arábia Saudita, desde que tinham decretado a retirada de tropas, em 2003, mas hoje anunciaram um reforço significativo da sua presença militar.

O príncipe herdeiro saudita, Mohamed bin Salman, foi hoje informado da decisão, que visa "garantir e melhorar a defesa da Arábia Saudita", segundo o comunicado hoje emitido pelo Pentágono.

O anúncio acontece no dia em que um petroleiro iraniano foi atingido por dois supostos ataques de mísseis no mar Vermelho, a curta distância da Arábia Saudita, constituindo o mais recente de uma longa série de incidentes militares na região.

Em setembro, vários países ocidentais juntaram a sua voz na acusação contra o Irão de responsabilidade nos ataques aéreos contra a principal base petrolífera da Arábia Saudita, apesar de Teerão ter negado a autoria do atentado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório