Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital hoje do jornal do Partido Comunista chinês.

China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas
Notícias ao Minuto

06:53 - 14/10/19 por Lusa

Mundo Xi Jinping

"Quem tentar atividades separatistas em qualquer parte da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados, e qualquer força externa que apoie essas tentativas será considerada pelo povo chinês como irrealista", disse o presidente chinês, durante uma visita de Estado ao país Nepal no fim de semana.

Xi Jinping fez estas declarações após 19 semanas do início das manifestações pró-democráticas em Hong Kong, que Pequim considera que são encorajadas por forças estrangeiras, tendo já apontado diretamente Washington em várias ocasiões como o principal responsável.

Nesse sentido, o Presidente da China agradeceu ao Nepal pela sua "firme adesão à política de uma única China", que rejeita Taiwan e Hong Kong como entidades independentes.

Os protestos, que se tornaram massivos em junho após uma controversa lei de extradição proposta, transformaram-se num movimento que exige reformas democráticas em Hong Kong.

Durante os quatro meses de manifestações, registou-se uma escalada de violência. Os manifestantes têm acusado a polícia do uso de força excessiva, enquanto as autoridades condenam as táticas violentas de alguns grupos que apelidam de radicais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório