Depois de cinco noites consecutivas marcadas por protestos violentos em Barcelona e noutras cidades da Catalunha, Ada Colau, presidente da Câmara de Barcelona, fez um apelo à calma e ao fim da violência, segundo o La Vanguardia.
“Lamentavelmente vivemos momentos muito graves na noite passada, de violência, numa cidade de paz que acredita no diálogo. Isto não pode continuar assim. Barcelona não merece”, frisou a autarca, que criticou o lançamento de “objetos e o disparo de balas de borracha”, assim como a destruição de bens públicos e pessoais e as “agressões a profissionais dos meios de comunicação”.
De seguida, Ada Colau optou por dar ênfase às manifestações pacíficas desta sexta-feira, “mobilizações massivas, democráticas, exemplares e pacíficas”, felicitando a “cidadania que se manifesta nos momentos mais difíceis”.
A autarca salientou ainda que, apesar de tudo, a cidade “funciona” e fez elogios ao trabalho dos serviços municipais de limpeza, dos bombeiros, da Guàrdia Urbana e de todos os funcionários públicos. “Barcelona é de todos e temos de cuidar dela”, lembrou Ada Colau.
Este sábado já está a ser marcado por nova concentração na cidade Condal, com as autoridades a acompanharem de perto os manifestantes.