ONG retiram-se da Conferência do Clima por falta de avanços
As principais organizações não-governamentais ambientalistas, como a Greenpeace e a WWF, decidiram abandonar a Conferência do Clima de Varsóvia antes do encerramento oficial, previsto para sexta-feira, dada a falta de avanços.
© Lusa
Mundo Varsóvia
A decisão não tem precedente nas grandes conferências da ONU consagradas à luta contra as alterações climáticas.
"As organizações e movimentos que representam a sociedade civil nos quatro cantos do mundo decidiram dar melhor uso ao seu tempo e retirar-se das conversações de Varsóvia", anunciaram as ONG num comunicado.
"Esta Conferência, que devia marcar uma etapa importante na transição para um futuro sustentável, está a traduzir-se em nada", acrescentaram a Greenpeace, Oxfam, WWF, Amigos da Terra -- Europa, Confederação Internacional de Sindicatos e ActionAid International.
A Conferência de Varsóvia deve terminar oficialmente na sexta-feira, depois de duas semanas de negociações para definir os fundamentos de um acordo a assinar em 2015 com metas concretas de redução das emissões de gases com efeito de estufa, para suceder ao Protocolo de Quioto, de 1997.
Em declarações à agência EFE, o diretor executivo da Greenpeace International, Kumi Naidoo, afirmou que o governo da Polónia demonstrou que o seu verdadeiro interesse é determinado pela indústria do carvão e utilizou a Conferência para "lavar a sua imagem".
As ONG criticaram igualmente as posições "retrógradas" do Japão e da Austrália e acusaram a União Europeia de estar "amarrada" às posições polacas e à indústria do carvão, o que a impede de "liderar o processo de luta contra as alterações climáticas".
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com