ERC divulga mensagem enviada da prisão por Oriol Junqueras
Oriol Junquera, ex-vice-presidente da Generalitat da Catalunha e condenado a 13 anos de cadeia por sedição no âmbito do Processo independentista pede aos militantes do ERC para aguardarem pelos resultados finais das eleições.
© Reuters
Mundo Eleições em Espanha
"<span class="nanospell-typo">Oriol Junqueras acaba de nos telefonar da cadeia e está expectante. Disse para sorrirmos e aguardarmos os resultados finais" anunciou Marta Vilalta na primeira declaração do Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).
A dirigente do ERC, partido "independentista", recusou comentar as primeiras sondagens nomeadamente a da TV3, a televisão da autonomia catalã e que indica a perda de um deputado do Esquerda Republicana da Catalunha, apesar de ultrapassar os socialistas do PSC.
"Esperamos os resultados oficiais mas fazemos agora a avaliação sobre a participação que desceu por causa da incapacidade de Pedro Sánchez (PSOE) que não quis escutar a cidadania e de fazer política", disse Vilalta
"Foi a cobardia e arrogância de Sánchez que nos levou outra vez às urnas. Não quis enfrentar a Catalunha", acrescentou.
Para o ERC, as "pessoas" estão cansadas de "tantas eleições" provocadas pelo imobilismo de Sánchez.
"Na Catalunha há mais participação do que em Espanha. Nós amamos as urnas e queremos ganhar", afirmou a dirigente da Esquerda Republicana que insistiu em não comentar as sondagens e esperar pelos resultados finais.
"Somos independentistas e republicanos, mas sobretudo somos democratas e construímos a nossa vitória nas urnas. Esperamos pelos resultados finais", concluiu Marta Vilata, numa curta declaração na sede de campanha do ERC instalada na Estação do Norte, perto do centro de Barcelona.
A Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) perde um deputado, mas ultrapassa os socialistas catalães, segundo a primeira sondagem da TV3, a estação de televisão autonómica Catalã.
De acordo com a primeira previsão respeitante aos resultados na região autónoma, a ERC elege entre 13 a 14 deputados; seguida dos socialistas catalães (PSC), que conseguem entre 12 a 13 lugares.
Em terceiro lugar, segundo a mesma sondagem, situa-se Juntos por Catalunha (JxCat) com 6 a 7 deputados; no quarto Común Podem com 5 a 7 lugares.
Na quinta posição está a Candidatura Unidade Popular (CUP), que concorre pela primeira vez às eleições à Assembleia Nacional e que consegue eleger 3 a 4 deputados, retirando votos à ERC.
Nas três últimas posições, na Catalunha, encontram-se os partidos Cidadãos, Partido Popular (PP) e Vox, todos com 2 deputados.
Leia Também: PP diz que Sánchez deverá pensar "em ir embora" se se confirmar projeção
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com