Este sábado marca o primeiro aniversário do movimento Coletes Amarelos e a data foi assinalada com manifestações um pouco por toda a França. De acordo com Christophe Castaner, ministro francês do Interior, 28 mil pessoas protestaram hoje sendo que, destas, 4.700 estiveram em Paris.
Estradas bloqueadas, carros incendiados, montras partidas e confrontos com a polícia voltaram - à semelhança do que ocorreu em semanas anteriores - a marcar o dia na capital francesa.
A Préfecture de Police anunciou, através da rede social Twitter, que até às 19 horas, tinha identificado 124 pessoas em Paris.
Com o cair da noite a situação ficou mais calma mas, pelas 10h - menos uma em Portugal Continental - milhares de pessoas já impediam quem passeava por Paris de visitar os locais mais turísticos, o que levou a uma rápida intervenção das autoridades francesas.
Já esta sexta-feira, o lusodescendente Jerome Rodrigues, uma das principais figuras do movimento dos Coletes Amarelos, tinha garantido à Lusa que no sábado, dia de mobilização nacional, se iam "passar muitas coisas em Paris".
A opinião pública, segundo uma sondagem divulgada pelo canal de televisão BFMTV, ainda apoia maioritariamente o movimento, com 55% dos inquiridos a darem esta opinião, mas 63% considera que os Coletes Amarelos não devem voltar às ruas.
Veja, na galeria acima, as imagens que marcaram o dia na capital francesa.
#manifestationBilan à 19 heures à #Paris124 interpellations 8861 contrôles préventifs pic.twitter.com/hn7NVw6BGX
— Préfecture de Police (@prefpolice) November 16, 2019