Donald Tusk foi eleito presidente do Partido Popular Europeu
Zagreb, 20 nov 2019 (Lusa) - O presidente do Conselho da União Europeia (UE), o polaco Donald Tusk, foi hoje eleito presidente do Partido Popular Europeu, sucedendo no cargo ao francês Joseph Daul.
© Reuters
Mundo PPE
A sua nomeação foi hoje confirmada em Zagreb, Croácia, durante o congresso do partido, numa eleição sem surpresas, uma vez que era o único candidato à presidência do PPE (direita).
"Mantenhamo-nos juntos no campo de batalha político que mais importa: a um lado, os partidos do populismo irresponsável e, no outro, o nosso partido de popularidade responsável", afirmou Donald Tusk momentos antes da confirmação da sua eleição.
Com 62 anos, Donald Tusk ocupou nos últimos cinco anos uma posição-chave entre as instituições da UE, a Presidência do Conselho da UE, que deixará a 01 de dezembro, sendo substituído pelo ex-primeiro-ministro belga Charles Michel.
Desprezado pelo partido nacionalista conservador atualmente no poder na Polónia - Partido da Lei e Justiça (PiS) - Tusk, o ex-primeiro-ministro de centro-direita polaco, chegou ao cargo de presidente do Conselho.
Mostrando algum humor nas redes sociais, Tusk alertou o Reino Unido durante as negociações do Brexit e escreveu que os britânicos não teriam uma saída "à la carte" da UE.
Articulador das cimeiras europeias, o polaco precisará de todas as suas habilidades conciliadoras para apaziguar o PPE, que no momento passa por alguma agitação.
O mandato do presidente do PPE é de três anos e é renovável por tempo indeterminado: essa função foi ocupada durante 23 anos pelo belga Wilfried Martens (1990-2013), que foi sucedido por Joseph Daul.
Desde a sua criação em 1976, o PPE teve cinco presidentes: dois belgas, um holandês, um francês e um luxemburguês.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com