Uma colisão entre dois helicópteros terminou com a morte de 13 soldados franceses durante uma operação noturna, no Mali, indicaram as autoridades francesas esta terça-feira, citadas pelo Washington Post.
O acidente aconteceu na segunda-feira à noite durante uma operação militar contra radicais islâmicos na região de Sahel.
O presidente Emmanuel Macron saudou "com o maior respeito a memória" dos soldados que perderam a vida e manifestou o seu "apoio total" ao exército francês.
A missão dos soldados fazia parte da Operação Barkhane, militares destacados na região do Sahel para neutralizar os rebeldes islâmicos., que começou em 2014. Este incidente eleva o número de mortos para 41.
O Mali é alvo de ataques terroristas desde 2012, na sequência de um golpe de Estado que deixou o controlo do norte do país nas mãos de grupos rebeldes tuaregues, apoiados por células terroristas.
Em 2013, a ação dos 'jihadistas' foi limitada por uma intervenção militar internacional liderada pela França, mas grandes áreas do Mali, especialmente no norte e no centro, escapam ao controlo do Estado, beneficiando grupos terroristas.