Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Síria. Pelo menos 96 pessoas morrem em confrontos nas últimas 48 horas

Pelo menos 96 pessoas morreram, nas ultimas 48 horas, durante confrontos entre as forças do regime sírio e grupos de rebeldes e de radicais islâmicos na província de Idleb, indica hoje o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

Síria. Pelo menos 96 pessoas morrem em confrontos nas últimas 48 horas
Notícias ao Minuto

10:13 - 02/12/19 por Lusa

Mundo Idleb

De acordo com a organização não governamental com sede em Londres, os confrontos na região dominada pelos extremistas islâmicos são os mais graves desde o cessar-fogo que entrou em vigor no passado mês de agosto.

"Os combates intensificaram-se desde a passada segunda-feira em vários pontos do sudeste da província de Idleb", especifica o observatório.

Nas últimas 48 horas, 51 elementos das forças de Damasco e 45 combatentes radicais islâmicos morreram, segundo a mesma organização que detém uma vasta rede de informadores em todo o território sírio.

A província de Idleb está dominada por radicais islâmicos do grupo Hayat Tharir al-Cham (HTS), a antiga extensão da Al Qaeda na Síria.

Toda a região, assim como os setores adjacentes: Alepo, Hama e Lattaquié, estão fora do domínio das forças de Damasco.

Entre abril e agosto, a zona foi alvo de uma campanha do Exército sírio, apoiado pela aviação russa.

O observatório refere que mais de mil pessoas foram vítimas da operação militar que, segundo a ONU, provocou 400 mil deslocados internos.

Em outubro, o presidente sírio Bachar al-Assad efetuou a primeira visita à província desde o início da guerra civil, em 2011, afirmando que a batalha de Idleb.

O conflito na Síria já fez mais de 370 mil mortos e milhões de deslocados.

Leia Também: Turquia acusa milícias curdas de atentado que terá provocado 17 mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório