"Será uma visita não oficial", revelou a fonte da embaixada de Israel em Portugal, revelando também que está prevista uma reunião com o chefe da diplomacia dos Estados Unidos.
Mike Pompeo anunciou no passado dia 27 de novembro que estaria em Lisboa, no final desta semana.
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos tem previstos encontros na capital portuguesa com o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.
A agência Lusa contactou também a embaixada dos Estados Unidos em Lisboa para tentar obter mais pormenores sobre o encontro entre os dois representantes, mas, até ao momento, não obteve qualquer esclarecimento.
O jornal Jerusalem Post, que cita uma fonte do gabinete do primeiro-ministro israelita para confirmar a deslocação a Lisboa, avança que o foco da reunião entre Netanyahu e Pompeo deverá ser o Irão, indicando, no entanto, que outros assuntos poderão constar no alinhamento do encontro, incluindo a possível anexação do Vale do Jordão (parte oriental da Cisjordânia) e um pacto de defesa entre os Estados Unidos (EUA) e Israel.
O título refere que Netanyahu falou sobre estas três questões no domingo durante uma conversa telefónica com o presidente norte-americano, Donald Trump.
No passado dia 27 de novembro, o Departamento de Estado dos EUA anunciou que Mike Pompeo ia deslocar-se a Lisboa a 06 de dezembro (sexta-feira), no final de um périplo diplomático que também inclui o Reino Unido (onde está a decorrer a cimeira da NATO) e Marrocos.
No início desta semana, segundo acrescenta o Jerusalem Post, foi relatado que Netanyahu estaria a planear uma deslocação a Londres para encontrar-se com Pompeo e outros líderes internacionais, à margem da cimeira da NATO.
No entanto, o gabinete do primeiro-ministro israelita em funções nunca anunciou oficialmente esta deslocação.
De acordo com o jornal, Netanyahu, que recentemente foi acusado pelo procurador-geral de Israel em três casos de corrupção, terá tido dificuldade em agendar encontros com alguns dos principais líderes europeus.
O último encontro entre Netanyahu e Pompeo aconteceu em Jerusalém em outubro passado.
Este será o seu primeiro encontro desde que a administração norte-americana anunciou, em meados de novembro, que os Estados Unidos deixam de considerar os colonatos israelitas na Cisjordânia contrários ao direito internacional, abandonando uma posição que o Departamento de Estado defendia desde 1978.