As autoridades neozelandezas confirmaram já a existência de, pelo menos, cinco mortos na sequência da erupção de um vulcão na White Island, sendo que o número poderá subir pois há ainda turistas por localizar.
A polícia indicou que foram resgatadas 23 pessoas, mas avisou que a área está demasiado perigosa para continuar as operações de resgate.
Pelo menos 20 pessoas ficaram feridas, algumas das quais com gravidade, informaram os serviços de emergência, citados por órgãos de comunicação social neozelandeses.
No vídeo acima, filmado por uma pessoa no local, pode ver vários turistas à espera de resgate, com uma impressionante coluna de fumo muito perto, que cobre todo o entorno de cinzas.
Esta será a primeira vez que o vulcão entra em erupção desde 2001, de acordo com a mesma testemunha, que foi documentando o incidente. O local saiu da ilha "20 minutos antes".
My god, White Island volcano in New Zealand erupted today for first time since 2001. My family and I had gotten off it 20 minutes before, were waiting at our boat about to leave when we saw it. Boat ride home tending to people our boat rescued was indescribable. #whiteisland pic.twitter.com/QJwWi12Tvt
— Michael Schade (@sch) December 9, 2019
Cerca de cinquenta turistas encontravam-se junto do vulcão, ou nas imediações, no momento da erupção, a nordeste da cidade de Tauranga na Ilha do Norte, uma das duas principais ilhas da Nova Zelândia.
A White Island, também conhecida por Whakaari, é um dos vulcões mais ativos do país. Ainda assim, a ilha é uma das principais atrações turísticas.
[Notícia atualizada às 8h20]