Nova Zelândia. Número de mortos após erupção sobe para cinco

Vulcão de White Island entrou em erupção esta segunda-feira, quando estavam cerca de 50 turistas a visitar a ilha. Autoridades dizem que balanço ainda é temporário.

Notícia

© Twitter/Michael Schade

Anabela Sousa Dantas
09/12/2019 08:15 ‧ 09/12/2019 por Anabela Sousa Dantas

Mundo

Vulcão White Island

O número de vítimas mortais da erupção de um vulcão na Nova Zelândia foi revisto para cinco, afirmou esta segunda-feira o vice-comissário de Operações Nacionais de Polícia John Tims em conferência de imprensa.

O responsável sublinhou, porém, que o número é ainda temporário, uma vez que existem "várias" pessoas desaparecidas - não é conhecido o número de pessoas ainda na ilha.

Não existe, também, informação sobre as nacionalidades das vítimas mortais, mas sabe-se que grande parte vinha de viagem no cruzeiro 'Ovation of the Seas'.

Pelo menos 23 pessoas foram resgatadas da ilha. As cinco vítimas mortais estão entre os resgatados, com 18 ainda hospitalizadas.

As operações de resgate continuam, embora com algumas dificuldades, de acordo com a polícia.

A erupção ocorreu às 14:11 (1:11 em Lisboa), de acordo com a agência neozelandesa GeoNet, que monitoriza a atividade vulcânica e sismológica no país. Poderão existir novas erupções e sismos.

A White Island, também conhecida por Whakaari, é um dos vulcões mais ativos do país. Ainda assim, a ilha é uma das principais atrações turísticas, sendo visitada anualmente por cerca de 10.000 pessoas.

As equipas de emergência, apoiadas por sete helicópteros, estão no terreno a retirar as pessoas afetadas, algumas das quais estavam perto da cratera minutos antes da erupção. Todos os voos de e para a Nova Zelândia estão com atraso ou foram cancelados.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas