O número de vítimas mortais da erupção de um vulcão na Nova Zelândia foi revisto para cinco, afirmou esta segunda-feira o vice-comissário de Operações Nacionais de Polícia John Tims em conferência de imprensa.
O responsável sublinhou, porém, que o número é ainda temporário, uma vez que existem "várias" pessoas desaparecidas - não é conhecido o número de pessoas ainda na ilha.
Não existe, também, informação sobre as nacionalidades das vítimas mortais, mas sabe-se que grande parte vinha de viagem no cruzeiro 'Ovation of the Seas'.
Pelo menos 23 pessoas foram resgatadas da ilha. As cinco vítimas mortais estão entre os resgatados, com 18 ainda hospitalizadas.
As operações de resgate continuam, embora com algumas dificuldades, de acordo com a polícia.
Those are some of the people put boat picked up. Praying for them and their recovery. Woman my mom tended to was in critical condition but seemed strong by the end.The helicopters on the island looked destroyed: pic.twitter.com/jds5QBD1yg
— Michael Schade (@sch) December 9, 2019
A erupção ocorreu às 14:11 (1:11 em Lisboa), de acordo com a agência neozelandesa GeoNet, que monitoriza a atividade vulcânica e sismológica no país. Poderão existir novas erupções e sismos.
A White Island, também conhecida por Whakaari, é um dos vulcões mais ativos do país. Ainda assim, a ilha é uma das principais atrações turísticas, sendo visitada anualmente por cerca de 10.000 pessoas.
As equipas de emergência, apoiadas por sete helicópteros, estão no terreno a retirar as pessoas afetadas, algumas das quais estavam perto da cratera minutos antes da erupção. Todos os voos de e para a Nova Zelândia estão com atraso ou foram cancelados.