Meteorologia

  • 18 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Centenas de pessoas invadiram embaixada dos EUA no Iraque

Já foi lançado gás lacrimogéneo e há relatos de sons de tiros. Uma receção da embaixada está a arder. Centenas de iraquianos estão a protestar contra os ataques aéreos norte-americanos desta semana que provocaram a morte a 25 membros de uma milícia xiita.

Notícias ao Minuto

08:51 - 31/12/19 por Fábio Nunes

Mundo Iraque

Dezenas de apoiantes da milícia xiita Kataeb Hezbollah invadiram esta terça-feira o grande complexo da embaixada dos Estados Unidos em Bagdade, no Iraque, adianta a Associated Press. O grupo derrubou uma porta lateral para entrar no complexo e ateou fogo a uma das receções da embaixada.

Depois deste grupo ter derrubado a porta, as centenas de manifestantes que protestavam no exterior também entraram no interior do recinto. Foi lançado gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes e há relatos de sons de disparos com armas de fogo. 

Soldados norte-americanos já estão no telhado do edifício principal da embaixada. 

A Reuters avança que o embaixador norte-americano no Iraque e os funcionários da embaixada já foram retirados do edifício principal.

Centenas de pessoas marcaram presença nos funerais das 25 vítimas mortais de um ataque aéreo norte-americano, que teve como alvo um bairro da capital iraquiana. As 25 vítimas mortais eram combatentes  da milícia xiita Kataeb Hezbollah, que é apoiada pelo Irão. Depois do funeral dirigiram-se à Green Zone, onde está situada a embaixada dos Estados Unidos. 

Os manifestantes entoavam o cântico "Abaixo os Estados Unidos" e fizeram as primeiras tentativas para invadirem a embaixada. 

Os seguranças foram forçados a entrar para o interior da embaixada porque os manifestantes atiraram garrafas de água e partiram as câmaras de videovigilância no exterior do edifício diplomático.  Penduraram também bandeiras do Kataeb Hezbollah, a milícia xiita, nas paredes do exterior da embaixada. 

[Notícia atualizada às 10h44]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório