Explosão em complexo petroquímico em Tarragona. Há pelo menos um morto

Está confirmado um morto e pelo menos oito feridos, três deles em estado grave. Autoridades apelam à população para fechar portas e janelas e evitar sair de casa.

Notícia

© Twitter/ Anna Cabayol

Sara Gouveia
14/01/2020 18:35 ‧ 14/01/2020 por Sara Gouveia

Mundo

Espanha

Uma explosão seguida de um incêndio de grandes dimensões ocorreu, na tarde desta terça-feira, numa fábrica em Tarragona, em Espanha, entre La Canonja e Bonavista. Segundo o jornal Diari de Tarragona, os habitantes locais e testemunhas dão conta de que o incidente ocorreu nas Industrias Químicas del Óxido de Etileno (IQOXE).

Na conta oficial de Twitter da Proteção Civil foi confirmada uma vítima mortal e pelo menos oito feridos - 2 com queimaduras em estado crítico, 1 grave e 5 leves. Há ainda um funcionário da fábrica desaparecido.

De acordo com o El País, a vítima mortal, do sexo masculino, morreu na sequência de um desmoronamento de uma casa, na localidade de Torreforta, perto do local da explosão. A habitação localizava-se a mais de dois quilómetros do local da explosão. 

O impacto da explosão foi acompanhado por um gigantesco 'cogumelo' de chamas e fumo. A polícia isolou a área e cortou as estradas de acesso durante cerca de uma hora, tendo sido reabertas às 20h (19h).

As autoridades recomendam que as pessoas que moram perto da área - TarragonaSalou, VilaSecaReusConstantí, La Canonja e El Morell - permaneçam nas suas habitações, fechem as janelas e portas.

Em Cambrils e Salou, onde a explosão foi ouvida, os vidros de alguns edifícios partiram-se, tendo a explosão sido ouvida a vários quilómetros de distância. O alerta foi dado pelas 18h41 (17h41 em Lisboa).

Há cerca de vinte corporações de bombeiros da Catalunha a combater as chamas. As unidades da secretária de Estado do Ambiente da Generalitat referem que não foram detetadas substâncias tóxicas no ar perto do local.

Nas imagens partilhadas nas redes sociais é possível ver o momento da explosão e a grande dimensão das chamas no local.

O presidente da GeneralitatQuim Torra , o vice-presidente e ministro de Economia e Finanças, Pere Aragonès, e o ministro do Interior, Miquel Buch , já se dirigiram para o local, segundo o El Mundo. Fontes da Moncloa citadas pela Efe dizem que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez , já telefonou para Quim Torra para saber mais informações sobre o incidente.

Desconhecem-se para já as causas da explosão.

[Notícia atualizada com mais informações às 22h]

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas