Uma explosão seguida de um incêndio de grandes dimensões ocorreu, na tarde desta terça-feira, numa fábrica em Tarragona, em Espanha, entre La Canonja e Bonavista. Segundo o jornal Diari de Tarragona, os habitantes locais e testemunhas dão conta de que o incidente ocorreu nas Industrias Químicas del Óxido de Etileno (IQOXE).
Na conta oficial de Twitter da Proteção Civil foi confirmada uma vítima mortal e pelo menos oito feridos - 2 com queimaduras em estado crítico, 1 grave e 5 leves. Há ainda um funcionário da fábrica desaparecido.
De acordo com o El País, a vítima mortal, do sexo masculino, morreu na sequência de um desmoronamento de uma casa, na localidade de Torreforta, perto do local da explosão. A habitação localizava-se a mais de dois quilómetros do local da explosão.
O impacto da explosão foi acompanhado por um gigantesco 'cogumelo' de chamas e fumo. A polícia isolou a área e cortou as estradas de acesso durante cerca de uma hora, tendo sido reabertas às 20h (19h).
As autoridades recomendam que as pessoas que moram perto da área - Tarragona, Salou, VilaSeca, Reus, Constantí, La Canonja e El Morell - permaneçam nas suas habitações, fechem as janelas e portas.
.@bomberscat informa d'un ensorrament en un edifici a la plaça Garcia Lorca a Torreforta (#Tarragona) on han localitzat una persona morta, segons confirma @semgencat
— Protecció civil (@emergenciescat) January 14, 2020
ACTUALIZACIÓ FERITS (21.58 hores): @semgencat informa que hi 8 persones afectades: 2 grans cremats 1 menys greu5 lleus
— Protecció civil (@emergenciescat) January 14, 2020
Em Cambrils e Salou, onde a explosão foi ouvida, os vidros de alguns edifícios partiram-se, tendo a explosão sido ouvida a vários quilómetros de distância. O alerta foi dado pelas 18h41 (17h41 em Lisboa).
Há cerca de vinte corporações de bombeiros da Catalunha a combater as chamas. As unidades da secretária de Estado do Ambiente da Generalitat referem que não foram detetadas substâncias tóxicas no ar perto do local.
Unitats de @mediambientcat desplaçades informen que no es detecta presència de tòxics en l'aire a l'entorn del Francolí proper a l'empresa accidentada. Es continuen prenent mesures i es segueix demanant el confinament en cas de notar presència de fum.
— Protecció civil (@emergenciescat) January 14, 2020
Nas imagens partilhadas nas redes sociais é possível ver o momento da explosão e a grande dimensão das chamas no local.
Moment de l'explosió de #LaCanonja #Tarragona pic.twitter.com/W5RBatw4FB
— Jordi Sebastià (@Jordisebastia) January 14, 2020
ACTIVAT PLASEQCAT PER EXPLOSIÓ A UNA PLANTA QUÍMICA DE LA CANONJA.NO US APROPEU A LA ZONA.Imatge autor. pic.twitter.com/gkN0pv9ro6
— AVPC de VALLS (@AvpcValls) January 14, 2020
Bonfire has been lit #tarragona pic.twitter.com/5fkhYwQOC0
— yeet? what's a yeet? (@Kamei_Yumi) January 14, 2020
#Update: Just in - Reports says that people in the area of around 5KM felt the shockwave of the explosion at a industrial site in #Tarragona in #Catalonia in #Spain. pic.twitter.com/ZWkUf99VIm
— Sotiri Dimpinoudis (@sotiridi) January 14, 2020
O presidente da Generalitat, Quim Torra , o vice-presidente e ministro de Economia e Finanças, Pere Aragonès, e o ministro do Interior, Miquel Buch , já se dirigiram para o local, segundo o El Mundo. Fontes da Moncloa citadas pela Efe dizem que o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez , já telefonou para Quim Torra para saber mais informações sobre o incidente.
Desconhecem-se para já as causas da explosão.
[Notícia atualizada com mais informações às 22h]