As autoridades norte-americanas confirmaram esta quinta-feira o primeiro caso de transmissão do novo coronavírus entre humanos nos Estados Unidos.
De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), o caso foi confirmado no estado do Illinois, que agora tem dois pacientes infetados com o novo coronavírus (2019-nCoV), que provoca doença respiratória potencialmente grave, como a pneumonia.
Esta segunda pessoa é uma mulher natural de Chicago que é esposa do primeiro doente, que foi infetado depois de ter viajado para a China. A mulher não viajou, tendo sido, portanto, infetada nos Estados Unidos.
Sublinhe-se que, nesta altura, de acordo com a imprensa internacional, há registo de 8,137 casos confirmados no território continental da China, incluindo 171 vítimas mortais, conforme avançado pelo último relatório das autoridades de Saúde da província de Hubei.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu, também esta quarta-feira, voltar a convocar, na quinta-feira, o Comité de Emergência para determinar se o surto do novo coronavírus deve ser uma emergência de saúde pública internacional.
Além do território continental da China, e hoje na Finlândia, foram reportados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Austrália, Canadá, Alemanha, França e Emirados Árabes Unidos.