Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

"Brexit - Está na hora". O que dizem as capas dos jornais britânicos?

Dos tablóides aos mais sérios, a saída do Reino Unido da União Europeia está na primeira página de quase toda a imprensa britânica.

Notícias ao Minuto

11:50 - 31/01/20 por Sara Gouveia

Mundo Reino Unido

A saída do Reino Unido da União Europeia, esta sexta-feira, dia 31 de janeiro, está na primeira página de quase toda a imprensa britânica. Do The Guardian ao The Times passando pelos tablóides The Sun ou pelo escocês The Scotsman é possível ver as reações díspares ao 'Dia B'.

Em praticamente todas as manchetes são usadas imagens fortes. No The Times é possível ver uma fotografia do Big Ben com os ponteiros a marcar as 23h00, com a mensagem "Brexit - Está na hora". Num tom semelhante, o The Sun declara "O nosso tempo chegou".

Sobre o título "pequena ilha", sobre uma imagem da bandeira do Reino Unido numa praia britânica, o Guardian refere que se trata "da maior aposta de uma geração". Já o Daily Mail chama-lhe "o novo amanhecer para o Reino Unido" e o jornal i assinala "o salto do Reino Unido para o desconhecido", com o título sobre uma imagem distante da Terra.

O Telegraph fez destaque com uma fotografia de Boris Johnson, onde se pode ler por cima: "Isto não é o fim, é o início" e o pró-brexit Daily Express não esconde o contentamento, fazendo uso de toda a parte lateral da primeira página para dizer: "SIM, CONSEGUIMOS!", recriando o mapa do Reino Unido com capas de outras edições sobre a saída.

Por seu lado, o jornal escocês The Scotsman garante que se trata de "um até breve, não um adeus". Recorde-se que no referendo de junho de 2016 a Escócia votou para ficar na União Europeia e ameaça agora voltar a consultar os seus cidadãos sobre a hipótese de se tornar independente após o Brexit.

O Mirror não considerou que se tratasse de um assunto relevante o suficiente, fazendo apenas uma pequena chamada de capa.

Veja na galeria acima as capas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório