A Organização Mundial de Saúde garantiu esta terça-feira que o surto de novo coronavírus, que começou na China e já se espalhou para duas dúzias de países não constituí ainda uma "pandemia".
"De momento não há uma pandemia", disse Sylbie Briand, a diretora da divisão de Preparação para Riscos Infecciosos Globais da OMS à Agência France Presse.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou na quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.
A China elevou hoje para 426 mortos e mais de 20.400 infetados o balanço do surto de pneumonia provocado por um novo coronavírus (2019-nCoV) detetado em dezembro passado, em Wuhan, capital da província de Hubei (centro), colocada sob quarentena. A primeira pessoa a morrer por causa do novo coronavírus fora da China, foi nas Filipinas, já esta terça-feira registou-se a segunda morte fora da China continental na região administrativa especial chinesa de Hong Kong.