Três mortos em ataque de extremistas da Somália a autocarro no Quénia
Três pessoas foram mortas hoje no Quénia depois de terem sido retiradas de um autocarro por alegados extremistas da Somália, disse o dono da empresa de autocarros.
© Reuters
Mundo Somália
De acordo com Haji Abass, citado pela agência Associated Press, o autocarro da companhia Moyale Raha fazia o trajeto entre Moyale, uma cidade comercial próxima da fronteira com a Etiópia, e Nairobi, capital do Quénia, quando foi atacado.
Abass explicou que os atacantes eram elementos do grupo extremista Al-Shabab vestidos com uniformes de polícia que tentaram fazer parar o autocarro, tendo o condutor desobedecido e continuado o percurso.
Foi nessa altura, prosseguiu Abass, que os atacantes dispararam contra os pneus do autocarro, ferindo o condutor e provocando o despiste do veículo.
Os elementos do grupo forçaram depois os passageiros a sair do autocarro e mataram dois não muçulmanos e um muçulmano, segundo o mesmo testemunho.
O Al-Shabab, que tem ligações com a Al-Qaida, prometeu vingança pela presença de tropas quenianas na vizinha Somália e os seus combatentes têm feito vários ataques em solo queniano desde que o Quénia enviou tropas em 2011 para combater os extremistas.
Os ataques praticamente paralisaram as escolas nos condados de Mandera, Garissa e Wajir, no Quénia.
Quase 1.000 funcionários não docentes foram retirados dos condados que fazem fronteira com a Somália após três professores quenianos terem sido mortos em Garissa no mês passado.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com