Covid-19. Camionista detido em Tânger por tentar retirar 100 mil máscaras

Um camionista britânico foi detido hoje no porto de Tânger Med, no norte de Marrocos, quando tentava retirar ilegalmente 100.000 máscaras protetoras do país, atualmente afetado pelo novo coronavírus.

Notícia

© iStock

Lusa
03/03/2020 18:27 ‧ 03/03/2020 por Lusa

Mundo

Coronavírus

 

Segundo informa o portal marroquino le360.ma, o motorista do camião pretendia levar essas máscaras protetoras para o seu país para revendê-las a um preço próximo de 30 euros cada uma.

O valor da mercadoria confiscada foi estimado em 30 milhões de dirhams (cerca de 3 milhões de euros), explicou a mesma fonte, e o detido encontra-se atualmente à disposição da Polícia Judiciária.

Marrocos anunciou na segunda-feira o primeiro caso positivo de infeção com o novo coronavírus no país, num cidadão marroquino que regressava de uma viagem à cidade italiana de Bergamo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para o "esgotamento rápido" das reservas de equipamento de proteção individual contra o novo coronavírus.

A agência especializada da ONU estima que a cada mês serão necessários 89 milhões de máscaras médicas em todo o mundo, assim como 76 milhões de luvas e 1,6 milhões de óculos de segurança.

A epidemia de Covid-19 provocada pelo novo coronavírus, que pode causar infeções graves respiratórias como pneumonia, causou até à data mais de 3.100 mortos e infetou mais de 90.300 pessoas em cerca de 70 países e territórios, incluindo quatro em Portugal.

Das pessoas infetadas, cerca de 48 mil recuperaram, segundo autoridades de saúde de vários países.

Além de 2.943 mortos na China, onde o surto foi detetado em dezembro, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América, San Marino e Filipinas.

A OMS declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional de risco "muito elevado".

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas