Covid-19: A primeira morte na Europa, afinal, foi em Espanha há 19 dias

A primeira morte por Covid-19 na Europa foi registada no dia 15 de fevereiro, em França, mas a vítima mortal esta terça-feira anunciada em Espanha morreu no dia 13, dois dias antes.

Notícia

© REUTERS/Borja Suarez

Anabela Sousa Dantas
03/03/2020 20:50 ‧ 03/03/2020 por Anabela Sousa Dantas

Mundo

Coronavírus

As autoridades de Saúde espanholas confirmaram esta terça-feira a primeira morte por Covid-19 no país, tendo esta sido anunciada 19 dias depois de ter acontecido. O doente, um homem de 69 anos, morreu no dia 13 de fevereiro no Hospital Arnau de Vilanova, em Valência.

O doente, disse a conselheira de Saúde (secretária regional) valenciana, Ana Barceló, morreu vítima de “uma pneumonia grave de origem desconhecida”, tendo sido agora confirmada através de investigação retrospectiva a relação com o Covid-19 e tornando-o na primeira vítima mortal do surto em Espanha.

De acordo com a imprensa espanhola, o paciente tinha viajado recentemente para o Nepal.

O homem tinha sido admitido no hospital com pneumonia e, embora tivesse sido submetido a uma cirurgia anos antes, não apresentava nenhum dos fatores de risco associados ao Covid-19: não era diabético nem hipertenso.

A sua condição piorou, relatou o El País, e foi transferido para os cuidados intensivos. Nesta altura, considerou-se fazer o despiste do novo coronavírus, mas naquela altura não havia indicação para fazer testes em pacientes com pneumonia de origem desconhecida.

O Ministério de Saúde espanhol, recorda o La Vanguardia, só ordenou uma mudança no critério de análise destes casos no dia 27 de fevereiro, na semana passada, o que terá resultado no apuramento deste caso.

Paralelamente, no dia 13 de fevereiro, as incidências do Covid-19 na Europa estavam numa fase inicial, tendo sido registada a primeira morte - um turista chinês, em França - apenas dois dias depois, no dia 15. Fora da China continental, haviam sido registadas mortes apenas em Hong Kong, nas Filipinas e no Japão.

Recorde-se que as autoridades espanholas reviram esta terça-feira o número de infetados para mais de 150. A região com mais casos, 49, é a de Madrid, 15 estão localizados na Catalunha e outros 15 em Valência, 13 no País Basco e também 13 na Andaluzia, 10 na Cantábria, oito em Castela e Leão, sete em Castela-Mancha e mais sete nas Canárias, seis na Extremadura, três em A Rioja, dois nas ilhas Baleares, um nas Astúrias e também um em Navarra.

Há ainda 211 pessoas em isolamento doméstico no País Basco por terem tido contacto com pessoas infetadas, das quais 100 são profissionais de saúde.

Partilhe a notícia


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas